Belém contará com reforço das Forças Armadas durante a realização da COP30, prevista para ocorrer entre 10 e 21 de novembro de 2025. A medida, que inclui também a cúpula de líderes nos dias 6 e 7, foi solicitada pelo governador Helder Barbalho (MDB) ao governo federal como parte do planejamento de segurança para o evento.
Segundo Barbalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve autorizar o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que já foi discutido com as Forças Armadas. A solicitação tem o objetivo de garantir a tranquilidade e a ordem pública em um dos maiores eventos internacionais que o Brasil sediará nesta década.
A GLO é prevista no artigo 142 da Constituição Federal e permite que Exército, Marinha e Aeronáutica atuem com poder de polícia em locais e por períodos determinados, realizando patrulhamentos, revistas, apreensões e prisões, caso necessário.
Esse tipo de operação é utilizado em situações que exigem reforço temporário das forças de segurança estaduais, como grandes eventos e crises de segurança pública.
De acordo com o Ministério da Defesa, a atuação das Forças Armadas nessas missões ocorre de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, visando preservar a integridade da população e o funcionamento das instituições.
Veja também:
Pará lança sistema de bilhetagem “Pra Já” e avança na modernização do BRT Metropolitano
Acesse o nosso perfil no Instagram


