A Polícia Civil do Pará deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (9), a Operação Relógio, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região do Complexo do Ver-o-Peso, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A ação foi realizada em conjunto com o Grupamento Fluvial (GFLU) e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana de Belém (Semob), no âmbito da Operação Acolher, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
As investigações, conduzidas pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), resultaram na prisão de sete pessoas, sendo quatro mulheres e três homens, em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara de Combate ao Crime Organizado e pela Vara de Juiz das Garantias da Região Metropolitana de Belém. Durante o cumprimento das ordens judiciais, dois dos investigados foram presos em flagrante.
De acordo com o delegado Davi Cordeiro, titular da Denarc, um homem e uma mulher foram flagrados com entorpecentes análogos a óxi, 50 munições calibre .30 e diversos aparelhos celulares. “Os dois presos em flagrante vão responder por tráfico de drogas, sendo que um deles também responderá por posse ilegal de munição”, detalhou.
Ainda segundo a Polícia Civil, alguns dos alvos são investigados por participação em organização criminosa. As diligências continuam com o objetivo de identificar e prender outros envolvidos no esquema de tráfico de drogas que atua na área do Ver-o-Peso, ampliando a segurança e a sensação de tranquilidade da população local.
A Operação Acolher integra um conjunto de ações estratégicas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas expostas à violência. Nessa fase, o foco é coibir o tráfico de drogas e outros delitos que possam ocorrer envolvendo pessoas em situação de rua, reforçando a presença do Estado e o compromisso com a segurança pública e a ordem urbana.