O governador do Pará, Helder Barbalho, e vice-governadora Hana Ghassan, ambos do MDB, inauguraram na manhã desta quarta-feira (8) o novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, em Belém. A entrega coincidiu com o aniversário de fundação do distrito, conhecido como Vila Sorriso, e marca um avanço na infraestrutura voltada ao transporte fluvial e ao turismo regional.
Com capacidade para até 2 mil embarques e desembarques diários e estrutura para receber simultaneamente até 10 embarcações, o terminal deve beneficiar mais de 10 mil moradores das ilhas próximas, em especial da Ilha de Cotijuba, uma das principais rotas turísticas da capital paraense.
A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, do deputado federal José Priante, do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão, do prefeito de Belém, Igor Normando, e do presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), Hilton Aguiar.
Durante o evento, Helder Barbalho destacou o simbolismo da entrega no aniversário de Icoaraci e o impacto do novo terminal para a mobilidade fluvial e o fortalecimento do turismo local.
“Hoje, no dia do aniversário de Icoaraci, temos o privilégio de inaugurar este terminal hidroviário, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o mandato do deputado José Priante — por meio de emenda parlamentar junto ao Governo Federal — e a Prefeitura de Belém. Entregamos um espaço digno, acessível e respeitoso com o usuário do transporte hidroviário, fundamental para uma cidade que dialoga com os rios e com a produção ribeirinha”, afirmou o governador.
Helder também ressaltou que o novo equipamento será estratégico para a integração da logística turística de Belém, especialmente com a chegada de cruzeiros internacionais previstos para este ano.
“Este terminal colabora fortemente para que possamos estruturar a logística turística de Icoaraci e de Belém. Já temos transatlânticos programados que usarão este espaço para aportar na cidade e conhecer de perto a capital paraense, neste momento de visibilidade nacional e internacional que o Estado vive”, completou.
Com 650 m² de área construída e 350 m² de área operacional, o terminal dispõe de guichês de passagens, banheiros, lojas, restaurantes e passarela coberta com flutuantes modernos para embarque e desembarque de passageiros. O projeto prioriza acessibilidade, conforto e segurança, substituindo o antigo trapiche improvisado, que já não atendia à crescente demanda da região.