Na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (1), o vereador Zé Ricardo (PT) denunciou, após fiscalizações em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), que a Prefeitura de Manaus não realiza exames laboratoriais básicos há, pelo menos, seis meses. Esses exames, que são fundamentais após uma consulta médica, deixaram de ser ofertados, e a população foi direcionada ao sistema estadual de regulação (Sisreg), que não dá retorno e acumula uma fila enorme de pacientes, inclusive gestantes que não conseguem realizar exames indispensáveis ao acompanhamento pré-natal.
Diante desse grave problema, o vereador informou que encaminhará essas irregularidades ao Ministério Público do Estado (MPE) para que a situação seja investigada. “A população está pagando com a própria saúde. Milhares de pessoas estão na fila do Sisreg, sem exames, enquanto a Prefeitura, há meio ano, não cumpre a sua obrigação. E a Câmara, infelizmente, se mantém calada, deixando o povo sofrer. Isso é inaceitável”, afirmou.
Segundo o parlamentar, a Prefeitura tinha contrato com uma empresa terceirizada que realizava os exames, mas a gestão rompeu ou alterou esse contrato e repassou a responsabilidade a uma nova empresa que, em tese, estaria instalando a estrutura, mas até hoje nada funciona e a população está sofrendo.
Zé Ricardo reforçou que também vai protocolar requerimentos na Câmara Municipal solicitando esclarecimentos ao líder do prefeito sobre o processo de contratação da nova empresa. “Quero informações detalhadas sobre esse processo de licitação e contratação, porque me disseram que essa empresa é poderosa, com tentáculos em vários lugares. Se é tão poderosa, por que não está funcionando? Tem algo a ser verificado nessa história. A Prefeitura não pode brincar com a vida das pessoas. O povo precisa de resposta e de exames já”, criticou Zé Ricardo.
Acesse nosso perfil no Instagram