O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RR) registrou um aumento de 9,54% na abertura de pequenos negócios em novembro de 2024, em comparação com o ano anterior. A maior parte das novas empresas pertence ao setor de comércio.
Segundo a Receita Federal do Brasil, por meio do Cartão CNPJ, o crescimento foi observado em diversos estados, com destaque para as microempresas individuais, que representaram 75,7% do total de empresas abertas até novembro de 2024.
Em Roraima, conforme dados do sistema DataSebrae, 7.547 novos negócios foram abertos ao longo deste ano. Entre os setores mais representativos, destacam-se o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, a promoção de vendas e os serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure.
Leila Melo, analista técnica da Unidade de Atendimento Centro-Norte (UACN), destacou o papel do Sebrae na sustentabilidade dos pequenos negócios, oferecendo consultorias e soluções como cursos, palestras e oficinas. Ela também ressaltou a importância do SebraeTec, uma ferramenta de apoio à gestão empresarial, e do Seminário Empretec, focado no desenvolvimento do comportamento empreendedor.
“Além de soluções para novos empreendedores, o Sebrae oferece consultorias em diversas áreas, como gestão financeira, de pessoas, de vendas e de mercado, e também no campo da inovação e acesso ao crédito. Estamos presentes tanto na capital quanto no interior, com soluções presenciais e online para atender às necessidades dos pequenos negócios”, explicou Leila.
Expansão do Sebrae em Roraima
Em 2024, o Sebrae Roraima ampliou sua presença física com a inauguração da Unidade de Atendimento Região Sul, em Rorainópolis, em maio. Localizada na Avenida Senador Hélio Campos, a unidade oferece serviços como capacitações específicas, consultorias em áreas como planejamento estratégico e finanças, e apoio a feiras de negócios e missões técnicas empresariais. A unidade busca atender a demanda local, alinhada com o potencial da região, oferecendo suporte operacional para diversos programas e projetos.
Luiz Henrique Cavalcanti, analista técnico da Unidade de Atendimento Região Sul (UARS), ressaltou que a unidade acompanha de perto os empreendedores, fornecendo consultorias e capacitações para garantir o desenvolvimento sustentável e seguro dos negócios. “Esse apoio contribui para a estabilidade econômica dos empreendedores e fortalece as empresas desde a formalização, aumentando suas chances de sucesso no mercado”, afirmou.
Em Boa Vista, o Sebrae mantém presença em diversas regiões, com a Unidade Sede no bairro São Pedro, a Agência de Atendimento ao Cliente na avenida Ville Roy, a Unidade Sebrae Airton Dias e a Unidade Sebrae Ataíde Teive, ambas localizadas no bairro Tancredo Neves.