Com hegemonia confirmada após o pleito deste ano, o Movimento Democrático Brasileiro no Pará já delineou seus planos para 2026. O governador Helder Barbalho anunciou que deve deixar o comando do estado em abril de 2026, para disputar as eleições e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) deverá assumir o Governo do Estado em abril de 2026.
Barbalho ainda não confirmou oficialmente que cargo pretende disputar, mas está sendo cotado para compor a chapa presidencial como vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. Essa possibilidade é reforçada pelo fortalecimento do MDB nas eleições municipais recentes, nas quais o partido conquistou 84 das 144 prefeituras do estado, incluindo a capital, Belém.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Helder Barbalho confirmou que Hana Ghassan será a candidata do grupo político ao governo estadual em 2026. “Ela deverá ser, naturalmente, a candidata do nosso campo político”, afirmou o governador, reforçando sua intenção de preparar a sucessora para consolidar a continuidade do projeto político no estado.
Hana Ghassan tem assumido um papel relevante no governo, representando Helder Barbalho em eventos, inaugurando obras e participando de fiscalizações. Sua presença em atos como o recente evento ao lado do prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), tem reforçado seu papel de liderança no estado.
O governador destacou que Hana Ghassan assumirá a gestão em abril de 2026, quando ele renunciar para se dedicar à disputa pela vice-presidência. A transição visa fortalecer a candidatura de Hana Ghassan ao governo do Pará, consolidando o espaço do MDB na política estadual. Ainda segundo Helder Barbalho, a candidatura de Hana Ghassan surge como parte natural do alinhamento político e do fortalecimento do grupo liderado pelo MDB no estado.