Em um vídeo publicado nas redes sociais, nesta sexta-feira, 30, o ministro das Cidades, Jader Filho, ao lado do deputado federal Henderson Pinto (MDB), anuncia a autorização para a construção de 528 novas casas em Santarém, no oeste do Pará, através do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Estamos assinando aqui, autorizando a Caixa a contratar as primeiras 528, que somam no total do investimento de R$ 88,5 milhões, para a gente poder realizar o sonho da casa própria dos santarenos e das santarenas”, declarou Jader Filho.
O projeto marca a primeira etapa de um plano mais amplo que visa a construção de 1.900 unidades habitacionais na cidade. O ministro expressou entusiasmo com a iniciativa, destacando seu potencial para realizar o sonho da casa própria de muitos santarenos.
Detalhes do projeto
As 528 novas unidades habitacionais em Santarém serão distribuídas em três empreendimentos no bairro São José Operário: o Residencial MCMV São José Operário Fase I contará com 192 unidades, enquanto a Fase II também terá 192 unidades, e a Fase III será composta por 144 unidades.
O deputado Henderson Pinto enfatizou a importância do acompanhamento das obras: “Agora a gente acompanhar a execução para lhe ajudar, junto com a nossa população, a fiscalizar e, sobretudo, garantir a moradia para as pessoas, que isso é fundamental e reduzir esse déficit habitacional, que é grandioso no Brasil”, afirmou.
Impacto econômico
Além de proporcionar moradia digna, o projeto promete impulsionar a economia local. “Estou muito feliz de anunciar para vocês que esse projeto vai sair do papel, que ele vai virar obra e, além de realizar o sonho da casa própria, ele vai gerar emprego e renda ao povo de Santarém”, afirmou o ministro Jader Filho.
A autorização para Santarém faz parte de uma iniciativa mais ampla que também beneficia outras cidades do Pará. Em 23 de agosto, o ministro assinou portarias autorizando novas unidades do Minha Casa, Minha Vida em Santarém e Marabá, marcando o retorno do programa a essas cidades após mais de uma década.
O ministro Jader Filho reafirmou o compromisso do governo federal em expandir o programa na região. “A gente vai continuar trabalhando duro para fazer mais unidades do Minha Casa Minha Vida chegarem para vocês”, declarou, sinalizando possíveis novos investimentos no futuro.