Os moradores de Belém já podem pagar o IPTU 2026 com desconto ao optar pela quitação em cota única. Quem pagar o imposto até o dia 10 de fevereiro garante abatimento de 10% no valor total. Para quem preferir pagar até 10 de março, o desconto é de 7%.
Também há a opção de parcelamento do IPTU em até dez vezes, sem desconto. Nesse caso, a primeira parcela vence em 10 de fevereiro. As demais seguem o calendário definido pela Prefeitura de Belém.
Além dos descontos da cota única, contribuintes que estão em dia com o IPTU recebem automaticamente o chamado Crédito de Bom Pagador. O benefício corresponde a 25% de crédito para imóveis residenciais e pode chegar a 30% no caso de imóveis não residenciais.
As guias do IPTU 2026 estão sendo entregues pelos Correios ao longo do mês de janeiro. Quem não receber pode emitir o documento pela internet, no site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), ou retirar presencialmente nas unidades de atendimento ao contribuinte.
Os pontos de atendimento funcionam no Shopping Pátio Belém, Parque Shopping, além dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro.
De acordo com a Prefeitura, o valor do IPTU em 2026 não teve aumento real. O imposto foi atualizado apenas pela inflação, com base no IPCA-E, índice que mede a variação dos preços no país e que ficou em 5,32%.
Veja também:
Governo do Pará entrega Complexo do Guamá e fortalece feiras e mercados em Belém
Acesse o nosso perfil no Instagram


