O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) oficializou, nesta quinta-feira, 18, a criação da 9ª Zona Eleitoral no município de Bonfim. A nova unidade da Justiça Eleitoral começa a funcionar provisoriamente na avenida São Sebastião, nº 640, apartamento 01, no bairro 1º de Julho, atendendo eleitores de Bonfim e Normandia.
Além da instalação da zona eleitoral, o TRE-RR realizou o lançamento da pedra fundamental do prédio definitivo do cartório, que será construído na Rua Leonice Soares Sinésio, no bairro Cidade Nova. A agenda contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e de secretários da Corte Eleitoral.
Com a criação da 9ª Zona, Bonfim e Normandia deixam de integrar a área de abrangência da 5ª Zona Eleitoral, sediada em Boa Vista. A mudança reduz a concentração de municípios sob uma única jurisdição e amplia o atendimento direto no interior do estado.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RR, Paulo Cézar Rodrigues, a nova estrutura é resultado de estudos técnicos iniciados há cerca de seis a sete anos.
“Basicamente uns seis, sete anos atrás, a Justiça Eleitoral iniciou estudos e verificou que a 5ª ZE é responsável por quatro municípios, Boa Vista, Cantá, Normandia e Bonfim. Diante disso, foi feito um projeto enviado ao TSE para que fosse separado dois dos municípios, que é Bonfim e Normandia, e já que Bonfim tem uma comarca, fosse instalado um novo cartório eleitoral no município de Bonfim”, afirmou.
De acordo com Rodrigues, a 9ª Zona Eleitoral passa a atender, neste primeiro momento, entre 12 mil e 13 mil eleitores dos dois municípios. “Esta zona vai atender, como são dois municípios, Bonfim e Normandia, cerca de 12 a 13 mil eleitores inicialmente”, disse.
O cartório eleitoral em Bonfim irá concentrar serviços como alistamento eleitoral, revisão cadastral e transferência de domicílio. Conforme explicou o secretário, o atendimento segue a política de digitalização da Justiça Eleitoral.
“O serviço que nós vamos oferecer aqui vai ser o primeiro alistamento eleitoral, a revisão e a transferência, porque hoje a segunda via não fazemos mais. Segunda via, mesmo porque não tem mais aquela impressão do título verde, então hoje de tudo a gente está potencializando o uso do E-título”, explicou.
Com a nova zona eleitoral, o TRE-RR amplia sua presença no sul de Roraima e reduz a necessidade de deslocamento dos eleitores até Boa Vista para acessar serviços da Justiça Eleitoral.
Veja também:
Câmara de Boa Vista lança concurso para procurador legislativo com salário de R$ 11,5 mil
Acesse o nosso perfil no Instagram


