A vereadora de Belém Marinor Brito (PSOL) protocolou uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Zezinho Lima (PL) por prática de violência política de gênero. O episódio ocorreu na Câmara Municipal após a parlamentar relatar ameaças, tentativas de intimidação e ataques direcionados ao seu mandato.
“Quem tem a convicção de que lugar de mulher é onde ela quiser sabe que eu jamais vou me render, jamais vou baixar a cabeça diante das ameaças, diante da tentativa de me tirar da cena política”, afirmou a vereadora ao comentar o caso.
Marinor relatou que a violência política e de gênero é recorrente no país e que decidiu acionar múltiplas instituições.
“A violência de gênero e a violência política é uma constante no Brasil, mas a gente se levanta, a gente se ergue. Eu fiz uma representação na Justiça Federal, no Ministério Público Federal, na Corregedoria de Polícia do Estado, no Tribunal Regional Eleitoral e agora acabei de protocolar na Câmara Municipal de Belém uma representação por quebra de decoro parlamentar por prática de violência política e de gênero contra o vereador Zezinho Lima”, disse.
A parlamentar afirmou ainda que espera responsabilização do colega. “Ele vai responder em todas essas instâncias aqui na Câmara Municipal. Eu espero que a Comissão de Ética apure e que ele seja punido no rigor da lei pela sua atitude covarde, pela sua atitude abusiva, irresponsável, amolecada, de tentar me intimidar, tentando calar a minha voz na luta em defesa dos direitos das mulheres, dos direitos humanos, dos homossexuais e de todas as pessoas que passam por situação de opressão.”
Nas redes sociais, Marinor reforçou que o episódio não se trata de disputa política usual. Segundo ela, a violência que recebi não é briga política e representa um ataque direto ao mandato e às mulheres que ocupam espaços de poder.
O PSOL também protocolou denúncia e solicitou abertura de processo na Comissão de Ética.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Saiba mais:
“Eu preferia que ele não tivesse sido eleito”, dispara Marinor sobre gestão de Igor Normando
Acesse o nosso perfil no Instagram


