O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), designou, em atos publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (8) novos responsáveis interinos para o comando de oito órgãos e secretarias estaduais. As nomeações abrangem pastas como Cultura, Cidades, Cidadania e Justiça e instituições como a Junta Comercial e a Agência de Saneamento.
Entre os nomeados estão Wesley de Sousa Lemos, que assumirá a Junta Comercial do Estado (JUCETINS); Maria Valéria Miranda Kurovski, para a Secretaria da Cultura; e Rogério Castro Ferreira, para a Secretaria da Igualdade Racial. Wilson Souza e Silva foi designado para a Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano, e Hélio Pereira Marques para a Secretaria da Cidadania e Justiça.
Na esfera das autarquias, Túlio Parreira Labre foi nomeado para responder pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (AGETO), e Jânio Potengi Cirqueira de Carvalho para o Instituto de Terras do Estado (ITERTINS). Paulo César Benfica Filho, atual secretário de Estado da Administração, acumulará a função de responsável pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). As designações para a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT) e para o Instituto de Gestão Previdenciária (IGEPREV) também foram formalizadas, com Gilberto Ferreira dos Santos e Wellingthon Junior Silveira, respectivamente.
Além das interinidades, o DOE de 8 de dezembro trouxe a nomeação efetiva de Markes Cristiana Oliveira dos Santos para o cargo de Secretária Executiva da Educação e a nomeação de cinco servidores para cargos em comissão na mesma pasta. O documento também publicou a revogação de dois atos anteriores de designação.
As mudanças ocorrem após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na última sexta-feira (5), que revogou o afastamento cautelar do governador Wanderlei Barbosa, permitindo seu retorno imediato ao cargo. A reorganização no primeiro escalão do Executivo estadual foi uma das primeiras medidas anunciadas.
Confira as designações
Veja também:
Wanderlei Barbosa reassume governo do Tocantins após decisão do STJ
Acesse o nosso perfil no Instagram


