janeiro 15, 2026
InícioParáCom 85% das obras concluídas, Hana Ghassan vistoria Hospital Materno-Infantil de Marabá

Com 85% das obras concluídas, Hana Ghassan vistoria Hospital Materno-Infantil de Marabá

Previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026, a unidade de 135 leitos vai atender mães e crianças de toda a Região de Carajás e é parte dos investimentos do governo para expandir a saúde pública no estado

Publicado em

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), reafirmou, na manhã desta terça-feira (25), o compromisso com a expansão e qualificação da rede pública de saúde na Região de Integração dos Carajás. A vice-governadora esteve em Marabá para acompanhar o avanço das obras do Hospital Materno-Infantil (HMI), que já alcançam mais de 80% de execução e têm entrega prevista para o primeiro semestre de 2026. 

O novo hospital é fruto de uma parceria entre o governo do Pará e a Vale, com gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e complementa os investimentos recentes, como a entrega da Policlínica de Marabá. Durante a visita, Ghassan destacou o impacto que a nova unidade terá na vida das famílias da região, reforçando que o HMI representa um avanço na assistência materno-infantil.

“São 135 leitos, sendo 40 de UTI, que vão ajudar na saúde, porque nós sabemos que a saúde tem pressa, a saúde é urgente. Ficamos muito felizes em ver uma obra com 85% de conclusão, prevista para ser entregue nos primeiros meses do ano que vem. É importante avançar cada vez mais na saúde, que é um desafio não só no Pará, mas em todo o Brasil. E é fundamental ver que estamos cuidando, construindo novas unidades, fazendo parcerias com os municípios para ampliar e reformar, cuidando da saúde da nossa população”, afirmou Hana Ghassan.

A vice-governadora lembrou ainda que o governo vem ampliando investimentos estruturantes em Marabá. “Recentemente, entregamos a Policlínica, o Natea, a creche, a Usina da Paz, e estamos avançando para entregar o mais rápido possível esse hospital grandioso, um dos mais modernos do Brasil, totalmente equipado com tecnologia de ponta para atender Marabá e toda a região”, completou.

A estrutura do HMI foi planejada para ofertar serviços de urgência e emergência, internação, consultas médicas e apoio diagnóstico e terapêutico, com laboratório de análises clínicas, exames de imagem e métodos gráficos, garantindo assistência integral e humanizada.

A secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz, reforçou que os indicadores regionais mostram a urgência desse investimento. “Em 2024, na Região de Integração dos Carajás, foram realizados 14.431 partos, sendo 5.975 vaginais e 8.456 cesáreos. Desse total, 1.683 resultaram em bebês prematuros. Esses dados demonstram a necessidade e importância do Hospital Materno-Infantil, que está sendo construído em Marabá, para atender mães, bebês e crianças dos municípios da região”, destacou.

A estrutura física do HMI foi projetada para garantir atendimento especializado e em diferentes níveis de complexidade. Serão quatro pavimentos e um total de doze mil metros quadrados de área construída, com 135 leitos distribuídos entre enfermarias, UTI adulto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, UCI, Mãe Canguru e leitos de isolamento. No primeiro pavimento, funcionarão a UTI neonatal, UTI adulto, banco de leite, laboratório, UTI pediátrica e áreas de apoio. O segundo pavimento abrigará o centro cirúrgico, o centro obstétrico e a agência transfusional. No terceiro pavimento ficará a clínica pediátrica e, no quarto, a clínica obstétrica, áreas técnicas, hall, áreas sociais e refeitório.

O bloco cirúrgico contará com três salas de cirurgia geral e uma sala de parto cirúrgico, enquanto o Centro de Parto Normal terá oito salas de pré-parto, parto e pós-parto. No térreo estarão a Emergência, ambulatórios, áreas sociais, diagnóstico e administração, e o subsolo abrigará vestiários, áreas técnicas, manutenção, circulação vertical e almoxarifado.

Nova praça em Marabá

Ainda durante a agenda em Marabá, a vice-governadora Hana Ghassan assinou o documento que oficializa a doação de um terreno para a Prefeitura, destinado à construção de uma nova praça em frente ao Terminal Rodoviário, na Folha 32. O espaço doado possui cerca de 16 mil m² e será utilizado para implantação de uma área de lazer com paisagismo, bancos, estacionamento e outras estruturas que vão beneficiar diretamente os moradores.

Confira também:

MPPA denuncia médico por tentativa de feminicídio em Belém após arrastar namorada por 244 metros

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

Saiba como delegados do Pará agiam para favorecer grupo acusado de fraudar empréstimos

Autoridades do Ministério Público do Pará afirmam que dois delegados da Polícia Civil do...

Governo do Pará entrega escola reconstruída em Tailândia e inaugura centro de inovação

O Governo do Pará entregou nesta quarta-feira 14 a Escola Eriberto Jasper, no distrito...

Marcinho Belota destina recurso de emenda para Paixão de Cristo em Mucajaí

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) destinou recursos de emendas parlamentares para Mucajaí com...

Salazar critica Wilson Lima e secretário por atraso em pagamentos e condições da segurança pública

O vereador de Manaus Sargento Salazar (PL) publicou nesta quarta-feira, 14, um vídeo no...

Mais como este

Saiba como delegados do Pará agiam para favorecer grupo acusado de fraudar empréstimos

Autoridades do Ministério Público do Pará afirmam que dois delegados da Polícia Civil do...

Governo do Pará entrega escola reconstruída em Tailândia e inaugura centro de inovação

O Governo do Pará entregou nesta quarta-feira 14 a Escola Eriberto Jasper, no distrito...

Marcinho Belota destina recurso de emenda para Paixão de Cristo em Mucajaí

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) destinou recursos de emendas parlamentares para Mucajaí com...