O empresário e defensor do garimpo Rodrigo Cataratas publicou nesta quarta-feira, 19, nas redes sociais, um vídeo no qual pede apoio financeiro de parlamentares de Roraima para pagar fianças e despesas jurídicas de garimpeiros brasileiros presos em uma operação de combate à mineração ilegal na Guiana. Ele afirma já ter investido 40 mil reais e disponibilizou uma chave PIX para contribuir com os custos.
Segundo o empresário, mais de trinta pessoas foram detidas na região de Ireng área próxima à fronteira com o município de Uiramutã após ação do governo guianense que atingiu áreas de extração nas aldeias Kanapang e Chiung Mouth e destruiu equipamentos usados na atividade.
“Quero aproveitar o momento e pedir para a classe política de Roraima. O que é que os políticos aí deputados estaduais federais senadores governador podem contribuir financeiramente para a gente resolver essa questão. Os valores mudaram e a conta aumentou”, disse o empresário.
Ele afirma que parlamentares de outros estados já demonstraram solidariedade e busca que Roraima assuma protagonismo na mobilização. Em outro trecho ele reforça a necessidade de arrecadação coletiva.
“Se cada um contribuir com mil reais dois mil reais a conta vai fechar. A gente vai desonerar isso das famílias porque todo mundo sabe que passam dificuldade no Brasil e buscam o seu ganha pão lá no país vizinho”, concluiu.
Cataratas afirma que pretende divulgar publicamente o nome de quem colaborar e defende que o caso ultrapassa disputas políticas.
Entenda o caso
A operação citada pelo empresário foi conduzida pelo governo da Guiana e resultou na prisão de mais de trinta pessoas acusadas de garimpo ilegal no Sul do país. A ação reuniu diversos órgãos de fiscalização e reforçou a política de tolerância zero contra a mineração não autorizada.
Pontos de extração foram desmontados nas aldeias Kanapang e Chiung Mouth e equipamentos foram destruídos. A ofensiva foi liderada pela Força de Defesa da Guiana em áreas consideradas de forte pressão migratória e ambiental.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Veja também:
Acesse o nosso perfil no Instagram


