Para muitas mulheres, o cabelo significa expressão de identidade, estilo, feminilidade e autoestima. Perdê-lo afeta diretamente o emocional, pois muitas vezes leva a sentimentos de vergonha, ansiedade e até isolamento social. Florinete Pinheiro, de 50 anos, vivenciou tudo isso ao ver seus os fios caindo pelo ralo do banheiro durante o tratamento do câncer de mama.
Em 2018, a cozinheira e artesã Florinete descobriu um nódulo no seio direito durante um autoexame de rotina. Preocupada, ela marcou uma consulta médica e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital de Amor. Lá, fez todos os exames que confirmaram suas suspeitas. Logo iniciou o tratamento, depois vieram as sessões de quimioterapia e, como consequência, a queda dos cabelos.
“Minha médica me falou que eles [cabelos] cairiam e me aconselhou a não ficar triste, pois a cura era mais importante do que os cabelos. Afinal, eles crescem de novo”, recordou Florinete.
Vaidosa com os cabelos, ela conta que foi uma fase muito difícil vê-los cair, mas que logo surgiu um alento. Uma amiga, que trabalha no Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), lhe apresentou a campanha “Mechas de Esperança”.
“Nessa época, eu ainda tinha um pouco de cabelo e resolvi cortar todo. Aproveitei e doei algumas mechas para cá [Chame] e escolhi uma peruca. Fiquei mais feliz e elevei minha autoestima, porque não tinha mais vergonha de sair às ruas. Sempre confiei na vitória, nunca desisti e ela veio. Se não acreditarmos, nada acontece”, disse.
Hoje, curada da doença e com os cabelos totalmente renovados, ela conta que o sentimento de ajudar e poder ser ajudada foi o mais importante durante o período de tratamento. “Eu sempre falo sobre as perucas para outras mulheres que estão se tratando, para que elas se sintam felizes também. Hoje, estou bem. Não esperava, mas aconteceu. Não temos que ficar com medo, porque Deus está no comando. A campanha chegou na minha vida em uma hora que eu estava precisando e sou muito grata por tudo”, destacou.
Mechas de Esperança
A campanha “Mechas de Esperança”, uma iniciativa da Secretaria Especial da Mulher (SEM) e da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), foi lançada em 2023. O projeto conta com a parceria de salões de beleza e cabeleireiros, que fazem cortes gratuitos para facilitar a coleta de mechas de, pelo menos, 15 centímetros de comprimento.
As mechas são enviadas para a confecção das perucas e entregues à SEM, ao LRCC, ao Centro Oncológico de Roraima (Cecor) e ao Hospital de Amor. Os acessórios são gratuitos e podem ser adquiridos por mulheres em tratamento contra o câncer, sem a necessidade de cadastro prévio. Para isso, basta ir a uma unidade mais próxima. Até o momento, mais de 150 pacientes foram beneficiadas pela ação.
A diretora da SEM, Glauci Gembro, relatou que as pacientes chegam no momento mais difícil de suas vidas, quando estão em processo de recuperação da doença. Ela também falou sobre o sentimento de rever uma assistida totalmente curada.
“Ter recebido a Florinete para contar sua história de superação, saber que ela já está bem e curada foi muito emocionante. Também foi muito bom ouvi-la contando o quão importante foi receber uma peruca e a diferença que isso fez em sua vida, contribuindo para a melhoria dela, fortalecimento e autoestima. Então, é um trabalho que nos enche de alegria. Parabéns ao Legislativo por fazer uma campanha linda, com muita empatia e amor”, ressaltou.
Glauci também reforçou a importância de doações contínuas, que beneficiarão mais mulheres. “Essas doações são essenciais para continuarmos a confeccionar novas perucas e ajudar pessoas como a Florinete, que recebeu esse diagnóstico, mas que a peruca lhe deu um bem-estar tão grande e melhor qualidade de vida”, concluiu.
Doações de mechas
Os doadores podem deixar as mechas, inclusive lenços de cabelo, na sede da Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, ou no prédio da SEM, na avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida.
Atendimento Chame
O Centro Humanitário de Apoio à Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo ZapChame (95) 98402-0502, disponível 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Leia mais:
Zé Haroldo Cathedral assegura continuidade das obras de pavimentação nos bairros da capital
Acesse o nosso perfil no Instagram


