Em preparação para a COP30, dois navios de cruzeiro atracaram, nesta terça-feira (4), no Porto de Outeiro, em Belém, onde servirão como hotéis para os participantes do evento climático. As embarcações somam mais de 3,9 mil cabines, oferecendo capacidade para 5 mil pessoas.
A operação, contratada pelo Governo Federal com parceiros, foi acompanhada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, pela diretora de Operações da Secop, Gabriela Lima, e pelo presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), Jardel Silva.
O transporte entre o porto e o Parque da Cidade, local da conferência, será feito por ônibus exclusivos. O trajeto terá rota prioritária e uma redução de até 40 minutos no tempo de viagem.
“Eu cravei no cronômetro: foram 33 minutos e 27 segundos entre o local da COP e o desembarque no centro de recepção do Porto. É mais rápido do que a maioria das casas e pousadas que as pessoas vão procurar. Esses navios oferecem segurança e disponibilidade de hospedagem para quem vem participar da conferência, seja para trabalhar ou apenas participar do evento”, afirmou o ministro Rui Costa.
Sobre a medida simbólica de transferir a capital federal para Belém durante a COP, Rui Costa explicou que a iniciativa “busca prestigiar e retribuir o calor humano e o carinho que o povo de Belém e do Pará está demonstrando na realização dessa COP”.
Segundo Jardel Silva, presidente da CDP, a conclusão do porto ocorreu em tempo recorde. “Entregamos um porto pronto para receber navios de cruzeiro. Receber esses dois transatlânticos marca um momento histórico para o Estado do Pará, e para o povo paraense”, afirmou.
O novo terminal conta com recepção com voluntários bilíngues, sinalização reforçada, mapas e um esquema de mobilidade 24 horas, integrando aeroporto, porto e áreas de embarque.
Confira também:
Helder e Lula entregam ampliação do Aeroporto de Belém e novo Porto de Outeiro
Acesse o nosso perfil no Instagram


