A Prefeitura de Boa Vista abriu inscrições para agricultores familiares interessados em concorrer a sistemas de irrigação alimentados por energia fotovoltaica. O período de cadastro vai de 3 a 28 de novembro de 2025, conforme edital publicado no Diário Oficial do Município do dia 3 de outubro.
Podem participar agricultores familiares indígenas e não indígenas que atuam na capital. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar e com o uso de tecnologias sustentáveis.
“Com a instalação dos sistemas de irrigação, queremos dar condições para que os produtores possam produzir durante todo o ano, ampliem suas áreas e diversifiquem a produção, inserindo novos produtos no mercado. Do mesmo modo, incentivamos o melhor aproveitamento dos recursos naturais com o uso de energia limpa e renovável, reduzindo os custos da atividade agrícola”, afirmou o secretário.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai), localizada na Avenida Pátio Cauamé, nº 170, bairro Cauamé, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
O resultado da seleção será divulgado até 30 de dezembro de 2025. Caso o número de sistemas seja superior à quantidade de agricultores habilitados, uma nova etapa de inscrições ocorrerá de 1º a 30 de abril de 2026.
Cada sistema de irrigação é projetado para atender um hectare de área cultivada e inclui bomba submersa híbrida, painéis solares, sistema de fertirrigação, filtros, tubulações, mangueiras de gotejamento e escavação de tanque de armazenamento de água.
A iniciativa busca impulsionar a produção rural local, garantir alimentos de qualidade ao mercado de Boa Vista e reduzir a dependência de produtos vindos de outras regiões do país.
Veja também:
Inscrições para o Minha Casa, Minha Vida Faixa 1 começam nesta quarta-feira, 29, em Boa Vista
Acesse o nosso perfil no Instagram


