fevereiro 13, 2026
InícioParáHelder Barbalho inaugura 18ª Usina da Paz em São Miguel do Guamá

Helder Barbalho inaugura 18ª Usina da Paz em São Miguel do Guamá

Equipamento social integra o programa Territórios pela Paz e marca os 152 anos do município

Publicado em

O governador do Pará, Helder Barbalho, inaugurou nesta sexta-feira (24) a 18ª Usina da Paz do Estado, instalada no município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense. O novo complexo de cidadania integra o programa Territórios pela Paz (TerPaz) e oferece mais de 70 serviços gratuitos em saúde, educação, esporte, cultura e qualificação profissional. A entrega também celebra o aniversário de 152 anos da cidade, comemorado em 31 de outubro.

“Este é um momento especial para todos nós, ao abrirmos mais uma Usina da Paz. Esse é um equipamento que representa o maior programa de cidadania do Brasil e da América Latina. Essa é a 18ª Usina entregue pelo governo do Estado e que, nesse momento, chega a São Miguel do Guamá, essa cidade extraordinária, que completa mais um ano de vida no próximo dia 31 e que, hoje, de forma antecipada, recebe esse presente maravilhoso, que vai representar transformação social e oportunidades para as famílias da cidade”, declarou o governador.

A cerimônia contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, que destacou o caráter acolhedor da iniciativa. “A Usina está oficialmente entregue e será a segunda casa de todos os moradores. A partir da próxima terça-feira, a Usina estará de portas abertas para que todos possam vir e conhecê-la. Desejo sucesso a todos os servidores que vão trabalhar aqui e que toda a população seja recebida com amor e carinho. Este é um momento de união e prosperidade para o nosso Estado”, afirmou.

O prefeito Eduardo Pio X agradeceu pela parceria e enfatizou a relevância do novo equipamento público. “Estamos na semana que antecede o aniversário de 152 anos da nossa cidade, e nada melhor para celebrar essa data do que a entrega da Usina da Paz, um instrumento que irá cuidar das pessoas e transformar vidas”, discursou.

Localizada na rua Sapucaia, bairro Jardim América, a Usina da Paz de São Miguel do Guamá é a segunda unidade inaugurada na Região de Integração Guamá, que já conta com uma estrutura semelhante em Castanhal. O complexo reúne serviços de saúde, cidadania, capacitação e lazer, beneficiando cerca de 55 mil moradores da cidade e de municípios vizinhos.

A infraestrutura inclui dois prédios principais — Assistência e Usina — com salas de atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social. Também há ginásio poliesportivo, piscina, quadra, salas de dança, bibliotecas, espaços de música, informática, gastronomia, praça multicultural e estação de tratamento de esgoto. A construção começou em agosto de 2023 e foi executada em parceria com a empresa Vale.

Moradores celebraram a inauguração. “Aqui antes era um matagal, quase não tinha casa. Agora estamos muito felizes, pois estamos vendo que, com a Usina, muita coisa boa está vindo pra cá”, contou Ana Maria do Socorro. Já Iranilde Moura destacou as oportunidades que o novo espaço vai oferecer. “A Usina vai melhorar muita coisa, pois é um local onde as pessoas vão poder fazer cursos e ter mais aprendizado. É uma estrutura ‘show de bola’ que São Miguel do Guamá está ganhando. Está maravilhoso”, afirmou.

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, também ressaltou o impacto social da iniciativa. “Hoje é um dia histórico para São Miguel do Guamá. A inauguração da nova Usina da Paz representa mais um passo firme na geração de mais oportunidades e dignidade para todos. Esse equipamento chega para transformar vidas, levando serviços, cidadania, cultura, esporte e qualificação profissional para quem mais precisa”, declarou.

As Usinas da Paz fazem parte da política pública estadual de inclusão social e redução da violência, integrando o Programa Territórios pela Paz (TerPaz). Desde 2021, já foram realizados mais de 10,5 milhões de atendimentos em todo o Pará, com reduções de até 90% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas atendidas.

Com a nova unidade, o Pará soma 18 Usinas da Paz em funcionamento, cinco na capital e 13 em municípios do interior e da Região Metropolitana. Outras unidades estão em construção em cidades como Altamira, Santarém, Redenção, Cametá, Itaituba e Paragominas.

A partir de 28 de outubro, o espaço estará aberto para inscrições em cursos e atividades. As informações podem ser consultadas presencialmente ou no Instagram oficial @usinasdapaz.

Veja também:

No MDB ou União Brasil, Chicão mantém apoio de aliados e conquista mais espaço para projeto político em 2026

Acesse o nosso perfil no Instagram

spot_img

Últimos Artigos

IBVM abre matrículas para aulas de música em Boa Vista nos dias 19 e 20

O Instituto Boa Vista de Música anunciou que as matrículas para o ano letivo...

Homem é levado à delegacia após atingir filhote de cachorro com disparo de carabina em Boa Vista

Um homem foi conduzido ao 5º Distrito Policial depois que um filhote de cachorro...

Fenaj classifica como “censura” decisão que obrigou jornalista a apagar vídeos após ação de prefeito de Belém

A Federação Nacional dos Jornalistas afirmou que a decisão judicial que obrigou o jornalista...

Dois dia após ação do MP, Régys Freitas reage a pedido de bloqueio de bens e nega manipulação no sistema da UERR

O ex-reitor Regys Odlare Lima de Freitas divulgou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, nota...

Mais como este

IBVM abre matrículas para aulas de música em Boa Vista nos dias 19 e 20

O Instituto Boa Vista de Música anunciou que as matrículas para o ano letivo...

Homem é levado à delegacia após atingir filhote de cachorro com disparo de carabina em Boa Vista

Um homem foi conduzido ao 5º Distrito Policial depois que um filhote de cachorro...

Fenaj classifica como “censura” decisão que obrigou jornalista a apagar vídeos após ação de prefeito de Belém

A Federação Nacional dos Jornalistas afirmou que a decisão judicial que obrigou o jornalista...