O governador Helder Barbalho (MDB) lidera a disputa pelo Senado Federal no Pará com 28,37% das intenções de voto, segundo pesquisa da Doxa realizada entre 13 e 18 de outubro de 2025. O levantamento ouviu 4 mil eleitores em cinco municípios da Região Metropolitana de Belém — Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Barcarena — e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme exigência da legislação eleitoral, e foi contratado pelo Portal Estado do Pará Online. A segunda vaga na disputa ao Senado, já que duas cadeiras estarão em jogo em 2026, mostra equilíbrio entre o deputado federal Eder Mauro (PL), que tem 14,32%, e o ministro do Turismo Celso Sabino (União Brasil), com 12,97%.
Na sequência aparecem o ex-senador Paulo Rocha (PT), com 6,84%, o atual senador Zequinha Marinho (Podemos), com 6,29%, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará Chicão (MDB), com 5,69%, além dos ex-senadores Mário Couto, com 3,58%, e José Nery (PSOL), com 1,26%.
Confira o gráfico:
O levantamento também avaliou a aprovação dos governos de Helder Barbalho e Luiz Inácio Lula da Silva na região. O governador tem 70,01% de aprovação e 24,43% de desaprovação, enquanto o presidente registra 59,16% de aprovação e 34,93% de desaprovação.
Pesquisa Doxa
A pesquisa Doxa segue o padrão metodológico aplicado em levantamentos anteriores, com entrevistas presenciais e amostragem estratificada por município, faixa etária e gênero, garantindo representatividade do eleitorado da Região Metropolitana de Belém.
Veja também:
Com 40 novos pontos de antenas, Belém amplia conectividade para a COP30
Acesse o nosso perfil no Instagram