Roraima vai ganhar uma rede de comunicação inédita na história da segurança pública. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), assinou nesta quarta-feira (8) o contrato com a empresa Teltronic para implantar a Rede de Rádio de Comunicação Digital, que vai abranger os 15 municípios e conectar todas as forças estaduais de segurança.
A novidade substitui os antigos rádios analógicos por um sistema moderno, com maior alcance, sinal estável, áudio de alta qualidade e comunicação criptografada — o que garante sigilo e eficiência nas operações conjuntas entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Detran-RR.
O governador Antonio Denarium afirmou que o investimento reforça o compromisso do Estado com a modernização da segurança pública.
“Este novo serviço de radiocomunicação digital vai atender mais de 40 localidades, garantindo comunicação eficiente mesmo em regiões remotas e de difícil acesso. É mais um passo importante para aumentar a eficiência das nossas forças de segurança e oferecer respostas mais rápidas e seguras à população”, declarou.
Segundo a secretária da Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, a nova estrutura permitirá uma comunicação em tempo real entre equipes de diferentes órgãos, inclusive em áreas isoladas, além de oferecer geolocalização e rastreamento de viaturas e agentes.
“É uma aquisição de valor inestimável. Teremos comunicação rápida, eficaz e segura em todos os pontos do Estado. Poderemos ir de Uiramutã até Santa Maria do Boiaçu sem perder o contato. A capital Boa Vista estará totalmente coberta até o fim de outubro, e em dezembro o sistema estará operando em todo o Estado”, ressaltou.
O gerente nacional de vendas da Teltronic, Ademir Borges, destacou que o sistema adota protocolos internacionais de alta segurança, como TETRA e P25, amplamente utilizados no mundo.
“O sistema opera por meio de estações repetidoras e um controlador central, permitindo rastreamento em tempo real das equipes, otimização das operações e registro de todas as comunicações para auditoria e investigação. É um investimento robusto, que coloca Roraima entre os estados mais modernos do país em infraestrutura de comunicação”, afirmou.
Além das forças policiais, a nova rede também poderá ser utilizada por outras secretarias estaduais, com controle de acesso individualizado e comunicação segura entre pastas.
Denarium adiantou que o projeto deve abrir caminho para novas integrações nas áreas de saúde e educação.
“Esse projeto representa inovação, segurança e integração. É mais uma demonstração do compromisso do Governo com a modernização da máquina pública e com a oferta de serviços cada vez mais ágeis e eficientes à população”, concluiu o governador.
Veja também:
ALE lança exposição sobre símbolos e história dos 15 municípios de Roraima
Acesse o nosso perfil no Instagram