O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho, entregaram nesta quinta-feira (2), em Belém, o Parque Linear da Nova Doca. A obra é considerada o primeiro legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para acontecer na capital paraense em seis semanas.
O projeto requalificou a Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, área central da cidade. O espaço de convivência, esporte e lazer passa a ser acessível ao público a partir da noite desta quinta-feira.
“Mais do que uma obra, o Parque Linear é um marco de transformação para Belém. A Nova Doca deixa de ser apenas uma avenida para se tornar um símbolo da cidade que estamos preparando para a COP30: moderna, sustentável e de frente para sua história e seu povo”, disse o governador Helder Barbalho.
Estrutura e dimensões
O parque ocupa quase 24 mil metros quadrados ao longo de 1,2 quilômetro de canal. O espaço conta com ciclovia, iluminação em LED, novas passarelas, paisagismo, quiosques com banheiros, redário, brinquedos acessíveis e áreas para esportes. Também foi instalado um sistema de painéis solares com tomadas para recarga de celulares.
Segundo Helder Barbalho, a entrega marca o início do legado da conferência. “Este espaço é mais uma demonstração de que o legado da COP30 já está em curso. Uma cidade que se prepara para dialogar com o mundo começa valorizando sua população, com investimentos em qualidade de vida e espaços de convivência”, afirmou.
Integração com a frente ribeirinha
A Nova Doca conecta-se ao Porto Futuro, integrando a frente ribeirinha de Belém. A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.
“Belém não pode estar de costas para sua história, nem para seus rios. A Nova Doca é a reconciliação da cidade com sua paisagem, e um marco de que nosso futuro pode ser bonito, inclusivo e sustentável”, declarou Helder Barbalho.
O secretário estadual de Obras Públicas, Ruy Cabral, também destacou a dimensão do projeto. “O Governo do Pará entrega aos moradores de Belém uma obra que promove convivência, valorizando os aspectos ambientais e sociais da região”, disse.
Saiba mais:
Lula cumpre dois dias de agenda em Belém para vistoriar obras da COP30
Acesse o nosso perfil no Instagram