A Universidade Estadual de Roraima (Uerr) sedia, até sexta-feira, 9, um treinamento de atualização técnica em fitossanidade de citros voltado para servidores da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e profissionais da área.
A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae, combina aulas teóricas e práticas ministradas por instrutora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Rondônia. O objetivo é reforçar a prevenção e o controle de pragas que afetam a citricultura.
De acordo com o gerente de Defesa Vegetal da Aderr, Guilherme Rodrigues, a capacitação é estratégica para fortalecer a sanidade agrícola no Estado.
“Estamos atualizando conhecimentos sobre a fitossanidade dos citros, que englobam culturas de grande importância para Roraima. Esse treinamento vai aprimorar nosso trabalho no combate a pragas como o greening e a pinta preta, além do manejo do cancro cítrico”, afirmou.
Responsável pelas aulas, a professora Fernanda Oliveira, supervisora da área vegetal do Senar-RO, explicou que o conteúdo aborda desde o ciclo das doenças até as medidas de controle.
“A finalidade é treinar, capacitar e atualizar os profissionais em relação às principais pragas. Estudamos o ciclo, os sintomas, o manejo e os impactos diretos e indiretos das doenças”, explicou.
O treinamento ocorre no campus da Uerr e reúne servidores e profissionais interessados em atualizar procedimentos e boas práticas na citricultura.
Saiba mais:
Sebrae e Aderr realizam capacitação em rotulagem de alimentos de origem animal em Boa Vista
Acesse o nosso perfil no Instagram