A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) realizou na sexta-feira (15) uma edição especial do programa Saúde Itinerante no município de Normandia. A ação contabilizou cerca de 800 consultas médicas, contemplando especialidades como oftalmologia, ginecologia, cardiologia, urologia, ortopedia e pediatria.
De acordo com o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante, Genival Ferreira, a estratégia busca diminuir a fila de espera em consultas especializadas e reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes até Boa Vista.
“Com esses atendimentos, a Secretaria de Saúde valoriza ainda mais a atenção especializada, desafogando as nossas unidades de grande porte, como o HGR e Coronel Mota, levando esses especialistas ao morador de Normandia”, destacou Ferreira.
Expansão do programa em 2024
Somente neste ano, o Saúde Itinerante já realizou mais de 40 mil atendimentos nos 15 municípios de Roraima. Entre eles, 17.608 consultas médicas em especialidades como cardiologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia e clínica geral.
Além disso, o programa distribuiu mais de 5 mil óculos de grau, promoveu 13 mil atendimentos odontológicos e efetuou 2.600 mamografias em diferentes regiões do estado.
Resultados
Segundo a Sesau, a ampliação das ações já trouxe reflexos práticos. Municípios atendidos pelo programa registraram o fim da fila de espera em especialidades como ginecologia e oftalmologia. O modelo descentralizado também contribui para a redução da sobrecarga em unidades de referência, como o Hospital Geral de Roraima (HGR).