O governador Helder Barbalho anunciou, nesta segunda-feira (11), a entrega de equipamentos agrícolas a Belterra, Faro, Pacajá e Uruará, como parte das ações do programa Pará Rural voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Ao todo, foram investidos R$ 3 milhões na aquisição de retroescavadeira, pá carregadeira e motoniveladoras, destinadas a ampliar a infraestrutura rural e melhorar o escoamento da produção.
“São R$ 3 milhões de investimentos em equipamentos pesados que ajudarão a abrir estradas, novas vias, garantir mais infraestrutura e maior produção para os municípios de Belterra, Uruará, Pacajá e Faro. Estes equipamentos são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios do Pará”, afirmou o governador durante a cerimônia de entrega, realizada no Palácio do Governo.
A iniciativa prevê uma retroescavadeira para Belterra, uma pá carregadeira para Faro e motoniveladoras para Pacajá e Uruará. Os equipamentos deverão contribuir para obras e serviços essenciais à infraestrutura rural, beneficiando centenas de famílias que dependem da agricultura para geração de renda. A ação contou com apoio do deputado estadual Ângelo Ferrari e do deputado federal Júnior Ferrari.
O presidente do Pará Rural, Felipe Picanço, destacou o impacto do investimento. “Trabalhamos intensamente para beneficiar esse pequeno produtor com mais qualidade de vida, fortalecer os equipamentos agrícolas, melhorar o escoamento da produção e fazer com que a agricultura familiar seja um modo de desenvolvimento sustentável para o nosso Estado”, disse.
Prefeitos dos municípios contemplados ressaltaram a relevância dos equipamentos. Para o prefeito de Belterra, Ulisses Alves, trata-se de “um sonho realizado”. Ele afirmou que a retroescavadeira será utilizada em ações de piscicultura e irrigação, fomentando o trabalho dos agricultores familiares.
Em Uruará, o prefeito Carlos Antônio Zancan avaliou que a motoniveladora aumentará a trafegabilidade para o escoamento da produção. “Isso traz desenvolvimento para o nosso município. Quero agradecer esse olhar humano do Governo pelos nossos produtores”, disse.
Já o prefeito de Faro, Paulo Carvalho, destacou a utilidade da pá carregadeira para a manutenção de estradas vicinais, observando que o custo de aquisição de máquinas desse porte inviabiliza a compra por muitos municípios.
O prefeito de Pacajá, André Rezende, afirmou que a motoniveladora ajudará na reconstrução de vicinais, facilitando o acesso e o transporte da produção. “A iniciativa irá ajudar nossos produtores rurais, os agricultores, a escoar com mais facilidade a produção, a partir do melhor acesso”, concluiu.