Com o objetivo de fortalecer as ações de sustentabilidade e ampliar o engajamento com parceiros estratégicos, o Aeroporto de Boa Vista, membro da rede VINCI Airports, realizou nesta semana o primeiro Workshop de Emissões de Carbono. O encontro foi um momento de sensibilização da comunidade aeroportuária e parceiros sobre os impactos ambientais das atividades diárias, e incentivo à adoção de soluções sustentáveis.
O evento reuniu funcionários do aeroporto, prestadores de serviço, representantes de instituições locais, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e empresas parceiras. Os workshops estão ocorrendo em toda a rede de aeroportos da VINCI na Amazônia e é uma potente ferramenta de educação ambiental alinhada aos propósitos sociais da companhia, que mantém compromissos firmes com ações de ESG (Environmental, Social, and Governance – Ambiental, Social e Governança).
Durante o workshop no Aeroporto de Boa Vista, foram apresentadas as conquistas no segmento de sustentabilidade do aeroporto nos últimos anos, com destaque para as iniciativas que resultaram na redução de emissões e no aumento da eficiência energética. Também foram abordados temas como a metodologia utilizada na elaboração do inventário de emissões e os indicadores ambientais do terminal, alinhados à busca pela certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), reconhecida internacionalmente.
A proposta também foi ouvir sugestões da comunidade aeroportuária sobre caminhos possíveis para reduzir essas emissões, criando um ambiente permanente de troca e interações.
A programação contou ainda com a participação especial da Omexom, empresa parceira da VINCI Airports e responsável pela implantação da usina solar no aeroporto de Boa Vista. A equipe compartilhou soluções em eficiência energética, cases de sucesso e detalhes do projeto em andamento que tem contribuído significativamente para o desempenho sustentável da operação.
Outro destaque foi a apresentação do sistema de tratamento de efluentes do terminal, detalhando todos os compromissos da empresa com a preservação dos recursos naturais e a gestão ambiental integrada.
“Encerramos o workshop com a assinatura do Plano de Engajamento de Stakeholders, formalizando o compromisso coletivo com a redução de emissões. Afinal, esse desafio não é só do aeroporto, é de todos nós”, destacou Lucas Aleixo, analista de Meio Ambiente da VINCI Airports.
Sobre o aeroporto de Boa Vista
O Aeroporto de Boa Vista, integrante da rede VINCI Airports, localizado na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, atende áreas do extremo norte do país.
Sobre a VINCI Airports
Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura e gerenciamento de suas operações e transição ambiental.
A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016 para alcançar emissões líquidas zero em sua rede até 2050.