A Região Metropolitana de Belém (PA) poderá ampliar em 20 quilômetros a rede de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) até 2054, segundo projeção do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo BNDES e o Ministério das Cidades. Com isso, a malha de transporte da capital paraense passaria dos atuais 30 km para 50 km, com um salto de atendimento diário de 298,7 mil para 581 mil passageiros.
A expansão, que poderá ser feita por meio de sistemas como BRT ou VLT, promete impactar diretamente o índice PNT (People Near Transit), indicador que mede a parcela da população que vive até 1 km de estações de transporte coletivo. Hoje, apenas 17,1% da população de Belém vive nessa área. Com a Rede Futura projetada, esse número subiria para 29%.
“O compromisso do Ministério das Cidades é criar soluções que facilitem o dia a dia das pessoas. Um transporte coletivo moderno e eficiente transforma vidas, reduz o uso de veículos particulares e melhora a qualidade urbana”, destacou o ministro Jader Filho.
Já o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o investimento em corredores de transporte mais eficazes é uma política pública essencial para ampliar o acesso a oportunidades, gerar inclusão social e reduzir emissões de poluentes. “A expansão projetada para Belém representa um aumento de 65% na rede atual, com reflexos positivos para o meio ambiente, a segurança no trânsito e o uso racional do espaço urbano.”
Outro indicador relevante é o RTR (Rapid Transit to Resident), que relaciona a população urbana ao tamanho da rede de transporte coletivo. Em Belém, ele passaria de 13 para 18, aproximando-se de cidades como Lisboa (15,3) e Bogotá (14,3).
A nível nacional, o ENMU identificou potencial de expansão de 2.500 km nas redes de TPC-MAC nas 21 maiores regiões metropolitanas do Brasil, com a inclusão de metrôs, trens, VLTs, BRTs e corredores exclusivos de ônibus. Atualmente, essas regiões contam com 2.007 km de linhas.
O Boletim Informativo nº 4 do ENMU baseou-se na análise de 400 projetos, dos quais cerca de 200 possuem demanda suficiente para transformar a mobilidade urbana no país. Entre junho e agosto, o ENMU entrará em nova fase, com o detalhamento técnico e financeiro dos projetos, formando um Banco de Projetos que irá subsidiar o planejamento de longo prazo dos governos locais.
O boletim completo está disponível no site do BNDES: www.bndes.gov.br/enmu.