policial penal Leocy dos Santos Araújo foi demitido do cargo na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), quatro meses após ser preso em flagrante por envolvimento em um assalto a um supermercado em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A exoneração foi formalizada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (9), por meio de decreto assinado pelo governador Helder Barbalho.
O crime ocorreu no dia 16 de março de 2025, quando um grupo armado invadiu o Supermercado Massapê, no bairro Dom Aristides. Durante a ação criminosa, houve troca de tiros com policiais militares e um dos suspeitos morreu no local. Na ocasião, Leocy foi preso em flagrante e, segundo a Polícia Militar, utilizava uma arma funcional e apresentava uma carteira funcional falsificada para tentar escapar da abordagem.
A situação gerou forte repercussão e levou a Corregedoria-Geral Penitenciária a instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta do servidor. A investigação interna confirmou a violação de deveres funcionais e a gravidade dos fatos.
Conforme publicado no Diário Oficial nº 36.164, de 19 de março de 2025, a SEAP instaurou o processo disciplinar nº 8591/2025-CGP/SEAP, com base nos artigos 177, 178 e 190 da Lei Estadual nº 5.810/1994, que preveem demissão em casos de crimes contra a administração pública, conduta escandalosa e comprometimento da moral do serviço público.
Após a tramitação legal e o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o governo estadual decidiu pela demissão definitiva do servidor, que já estava afastado preventivamente desde a prisão.