julho 8, 2025
InícioRoraimaLeis aprovadas pela ALE impulsionam cultura do ciclismo como prática saudável e...

Leis aprovadas pela ALE impulsionam cultura do ciclismo como prática saudável e acessível em Roraima

Regras garantem segurança, visibilidade e participação em eventos esportivos sem custo para famílias de baixa renda

Publicado em

Nas ciclovias de Boa Vista, o aumento no número de ciclistas é visível e acompanha uma crescente valorização da modalidade em Roraima. Esse crescimento é resultado de incentivos e políticas públicas, como as leis aprovadas pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que fortalecem o ciclismo não apenas como prática esportiva, mas também como alternativa de transporte sustentável e ferramenta de inclusão social.

Em meio a esse cenário, a vendedora Karoll Gomes tem encontrado no pedal um novo estilo de vida. O ciclismo exerce na vida dela uma dupla função: começou como um meio de transporte para ir ao trabalho e, com o tempo, passou a fazer parte da rotina como prática esportiva.

“Aos poucos, fui apreciando essa experiência, e então decidi comprar minha própria bicicleta. Continuei utilizando-a para ir ao trabalho, e a prática evoluiu, incluindo pedais mais longos. Já faz cerca de dois anos que mantenho essa rotina e sinto mais qualidade no sono e condicionamento físico. O ciclismo é muito benéfico nesse sentido de proporcionar mais disposição ao longo do dia”, relatou.

Karoll agora se prepara para a primeira competição e recomendou a atividade para quem busca melhorar a saúde física e mental, além de encontrar um momento de lazer. “É uma experiência incrível. Sentimos uma sensação de liberdade, e podemos praticá-lo ao ar livre, mesmo em dias chuvosos. Recomendo este esporte, pois ele melhora muito a qualidade de vida”, informou.

A valorização do ciclismo passa por iniciativas que vão além das pistas. A Lei Estadual nº 1.775/2023, de autoria do ex-deputado Evangelista Siqueira, institui o Dia Estadual do Ciclista, celebrado em 10 de março, e estabelece medidas de proteção e segurança ao ciclista. A norma estimula o debate sobre mobilidade sustentável, incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e prática esportiva, além de fomentar o cicloativismo e a ampliação da malha cicloviária no estado.

Outra contribuição veio com a Lei nº 1.896/2023, do deputado Renato Silva (Podemos), que garante a isenção de taxas de inscrição para atletas de baixa renda em corridas, caminhadas e provas ciclísticas realizadas em vias públicas. A legislação assegura uma cota mínima de 5% das vagas para participantes inscritos no CadÚnico, com direito a kits gratuitos. A medida democratiza o acesso aos eventos esportivos e reforça o papel da atividade física como ferramenta de transformação social.

Benefícios do ciclismo 

O educador físico João Victor Alecrim destaca os inúmeros benefícios do ciclismo para o corpo e a mente. “O ciclismo é uma atividade cardiorrespiratória que contribui para o controle metabólico, auxilia na perda de peso e na regulação de níveis de glicose e gordura. Também fortalece os membros inferiores, especialmente as panturrilhas, que funcionam como um segundo coração, fundamentais para o retorno venoso eficiente”, explicou.

Conforme o profissional, a prática ultrapassa os benefícios da saúde física, tendo ainda impactos sociais e até mesmo ambientais. “Pedalar permite explorar a cidade e a natureza, como as trilhas em Roraima, o que aproxima o ciclista da fauna e flora locais. Também é uma alternativa de mobilidade urbana sustentável, reduzindo o uso de combustíveis fósseis e colabora com o meio ambiente”, pontuou.

Para quem deseja começar a pedalar, João Victor oferece orientações práticas e motivadoras. “A principal dica para começar é ter vontade. A partir disso, é fundamental utilizar equipamentos de segurança, especialmente o capacete. Respeite seus limites e comece de forma gradual, aumentando o tempo e a distância conforme seu progresso. Não se compare a outros ciclistas e foque no seu próprio ritmo. Mesmo uma pedalada por semana já promove benefícios para quem está sedentário”, concluiu.

spot_img

Últimos Artigos

Crédito da AME BV impulsiona pequenos negócios e fortalece economia local em Boa Vista

Na capital mais ao Norte do Brasil, empreendedores transformam paixão em negócio, quintal em...

Prefeitura de Boa Vista leva asfalto a região crítica de alagamentos no bairro Araceli

O investimento contínuo em infraestrutura é um dos marcos dos 135 anos de Boa...

MPF aciona Justiça para garantir educação a crianças indígenas Parakanã

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação judicial urgente nesta segunda-feira (7)...

Prefeitura promove dia de competições esportivas para fechar programação dos 135 anos de Boa Vista

A programação em comemoração aos 135 anos de Boa Vista será encerrada nesta quarta-feira,...

Mais como este

Crédito da AME BV impulsiona pequenos negócios e fortalece economia local em Boa Vista

Na capital mais ao Norte do Brasil, empreendedores transformam paixão em negócio, quintal em...

Prefeitura de Boa Vista leva asfalto a região crítica de alagamentos no bairro Araceli

O investimento contínuo em infraestrutura é um dos marcos dos 135 anos de Boa...

MPF aciona Justiça para garantir educação a crianças indígenas Parakanã

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação judicial urgente nesta segunda-feira (7)...