Um homem de 23 anos apontado pela Polícia Civil como um dos criminosos mais perigosos e procurados de Roraima foi recapturado na noite desta terça-feira (1º), em Boa Vista. Ele estava foragido desde outubro de 2024, quando não retornou ao sistema prisional após uma saída temporária.
A prisão foi feita no bairro Distrito Industrial, zona Oeste da capital, durante ação conjunta da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRRFVAT) e da Divisão de Inteligência e Captura (DICAP), ligada à Secretaria de Justiça (Sejuc). O suspeito foi encontrado com a companheira, uma jovem de 18 anos também investigada por participação no esquema criminoso.
De acordo com o delegado Leonardo Michell, o homem possui 19 registros criminais, incluindo roubo, estupro, sequestro, tentativa de homicídio e violência doméstica. Ele seria responsável por atravessar veículos roubados para a Guiana, onde eram vendidos ilegalmente.
“Antes de sua fuga, em um dos interrogatórios que fizemos com ele, M. D. M. confessou ter participado em, ao menos, 50 crimes de furtos e roubos de motocicletas, principalmente no período da pandemia da Covid-19, em que os alvos principais eram entregadores. Muitos desses veículos foram levados para a Guiana, onde foram comercializados ilegalmente”, afirmou o delegado.
Durante o período foragido, o suspeito teria morado em Lethem, na Guiana, e usado perfis falsos em redes sociais para manter contato com a namorada e despistar a polícia. “Durante sua fuga, tendo em vista que tinha muitos processos judiciais, o acusado se utilizava da região de fronteira, tendo estabelecido residência em Lethem e o apoio da namorada como parceira nos crimes para dificultar a ação policial”, completou Michell.
Segundo o delegado, o homem atuava em uma rede criminosa transnacional. “As investigações apontaram que ele atuava como parte de uma organização criminosa: enquanto comparsas realizavam os furtos e roubos em Boa Vista, ele era o responsável por atravessar os veículos pela fronteira até a Guiana, onde já tinha contatos para a venda”, detalhou.
A equipe da DRRFVAT já monitorava os passos do foragido havia meses. Na terça-feira, os agentes receberam a informação de que ele estaria na capital para buscar uma nova motocicleta destinada ao país vizinho. O casal foi localizado inicialmente no bairro Bela Vista, e abordado no Distrito Industrial.
Durante a tentativa de abordagem, o homem tentou correr e teria feito menção de sacar uma arma. “Foi uma ação técnica, rápida e necessária. Considerando o histórico violento do suspeito, a atitude dos agentes foi proporcional à ameaça iminente. Felizmente, conseguimos preservar a vida de todos os envolvidos”, justificou o delegado.
O foragido foi baleado na perna e levado ao Hospital Geral de Roraima pelo Corpo de Bombeiros. Após atendimento médico e exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), foi entregue à DICAP, onde segue à disposição da Justiça.
O delegado acrescentou ainda que a companheira do suspeito também é investigada. “A jovem de 18 anos teria facilitado a fuga e o comércio das motocicletas na região de fronteira, além de ter familiares com dupla cidadania, o que favorecia o trânsito ilegal entre Brasil e Guiana”, afirmou.
“Estamos retirando de circulação um indivíduo extremamente perigoso, reincidente e que vinha desafiando as instituições de segurança. Seguiremos firmes no combate ao crime organizado”, concluiu Michell.