Na manhã desta segunda-feira, 16, na Câmara Municipal de Boa Vista ocorreu a audiência pública “Juventude em Foco: Políticas Públicas e Oportunidades para o Futuro”. Idealizada pelo vereador Thiago Reis (PSD), o encontro teve a participação de representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias, instituições públicas, da sociedade civil e dos deputados Lucas Souza (PL) e Zé Haroldo Cathedral (PSD).
Thiago Reis destacou que o espaço de diálogo serviu para dar voz aos jovens e mapear as principais demandas enfrentadas no cotidiano da juventude da capital. Segundo ele, é necessário garantir o acesso efetivo a direitos básicos e criar oportunidades reais de desenvolvimento.
“Durante os debates, surgiram pautas fundamentais, como a necessidade urgente de melhorias no transporte público para os estudantes, que enfrentam diariamente dificuldades de deslocamento para acessar escolas, universidades e centros de formação”, pontuou o vereador.
Entre os pontos debatidos, o vereador enfatizou a precariedade do transporte público enfrentada por estudantes, que, muitas vezes, têm dificuldades para chegar a escolas, universidades e centros de formação. Para Thiago, a situação exige respostas urgentes do poder público.
Outro tema abordado foi o fortalecimento das expressões culturais juvenis como instrumento de inclusão e transformação social. O vereador defendeu políticas de incentivo a atividades como hip hop, grafite, dança e música, que, segundo ele, além de promoverem a cultura, abrem portas para novas oportunidades de geração de renda e integração social.
Thiago também ressaltou a importância de ampliar as políticas públicas para grupos específicos da juventude, incluindo jovens LGBTQIAPN+, indígenas, de comunidades tradicionais e diferentes crenças religiosas, com ações que combatam o preconceito e assegurem o respeito à diversidade.
O vereador ainda chamou atenção para as dificuldades enfrentadas por jovens autistas, que frequentemente encontram barreiras no acesso à educação, cultura, esporte e mercado de trabalho. “É preciso construir uma cidade que reconheça e respeite as diversas formas de existir e viver”, afirmou.
“Esta audiência pública cumpriu seu papel ao trazer as vozes da juventude para dentro do parlamento, mostrando que políticas públicas só fazem sentido quando são construídas com quem vive os desafios na prática”, concluiu Thiago Reis.
Lucas Souza destaca necessidade de acesso às oportunidades
Em seguida, o deputado estadual Lucas Souza destacou em seu discurso a necessidade de garantir condições reais de acesso às oportunidades. “Liberdade não é só ter a porta aberta, é ter condições de atravessar essa porta”, afirmou.
Lucas preside a Comissão de Cultura e Juventude da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), lembrou que em 2024 promoveu uma audiência pública estadual para debater o projeto de lei “Roraima Jovem”, que oficializou o mês da juventude no estado.