A diretora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), Josefa Matos de Freitas, morreu nesta quarta-feira (12), aos 64 anos, em Boa Vista, vítima de insuficiência cardíaca. Ela enfrentava um quadro de saúde delicado, com histórico de hipertensão, diabetes, problemas circulatórios e, mais recentemente, um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Josefa estava afastada das funções no sindicato desde março deste ano, por orientação médica. Em decorrência das complicações de saúde, teve parte da perna esquerda amputada.
O velório ocorre no Centro Velatório Orsolu – Sala Esmeralda, com início às 14h desta quinta-feira (12). O encerramento da cerimônia está previsto para às 10h de sexta-feira (13), quando o corpo será levado ao Parque Cemitério e Crematório Campo da Saudade, onde será cremado.
Ela deixa o esposo e quatro filhos. “Josefa foi uma liderança incansável na luta pelos direitos dos trabalhadores da educação. Sua atuação firme, humana e comprometida deixa um legado de coragem e transformação”, declarou o Sinter em nota de pesar.
O Governo de Roraima também emitiu nota lamentando o falecimento da dirigente sindical e prestando solidariedade à família e à categoria.
Josefa é a segunda diretora-geral do sindicato a morrer durante o exercício do mandato. Em 2020, Flávio Bezerra faleceu vítima de câncer no estômago. Josefa, que era diretora-geral adjunta na época, assumiu a liderança do sindicato e foi eleita para o cargo em 2022. O atual mandato se encerraria em dezembro de 2025.