Trabalhadores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) vão realizar, nesta sexta-feira, 16, uma manifestação em frente à sede da Prefeitura de Belém. O ato está marcado para às 9h e tem como objetivo cobrar do prefeito Igor Normando (MDB) melhorias nas condições de trabalho, a realização de concurso público e a reestruturação da tabela salarial.
De acordo com a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SINTSUAS), há insatisfação com a demora nas tratativas sobre o realinhamento salarial. “Nós viemos da CEGEP e a resposta é que continua faltando documento da Funpapa para que venha de lá o aceite, o autorizo da CEGEP e do presidente da Funpapa sobre o nosso realinhamento”, afirmou Rayme Sousa, da direção do sindicato, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Ela também aponta falta de clareza e morosidade por parte da administração municipal. “Estamos percebendo morosidade, enrolação. Diante disso, temos que agir”, disse, reforçando a convocação para o ato desta sexta.
A categoria também denuncia situações de assédio, sobrecarga de trabalho e salários considerados defasados, com remuneração inicial de R$ 1.007 para concursados e R$ 827 para contratados.
A sindicalista acrescentou ainda que os trabalhadores já devem sofrer desconto de 14% no contracheque referente à contribuição previdenciária, sem que haja qualquer reajuste salarial efetivado.
Segundo Rayme, o presidente da Funpapa informou que o prefeito Igor Normando não autorizou sequer a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS), o que indica a continuidade da escassez de pessoal no órgão. “Portanto, a falta de recursos humanos vai continuar dentro da Funpapa”, declarou.
Veja o vídeo: