O advogado e caçador de javalis Fernando Heleodoro Brandão foi nomeado como coordenador do Núcleo Regional de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.
A nomeação, assinada pelo chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes, foi publicada no Diário Oficial do Pará na terça-feira (30), a pouco mais de um ano da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Brandão tem atuação conhecida junto a cooperativas de garimpeiros no sudoeste do Pará, especialmente em Itaituba. Quanto à caça de javalis, ele posta regularmente foto ao lado de animais mortos, frutos de suas caçadas noturnas. A atividade é autorizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sob critérios específicos para controle populacional da espécie, considerada invasora.

A nomeação foi atribuída a uma articulação política envolvendo o deputado estadual Wescley Tomaz (Avante), com quem Brandão mantém relação próxima. Em declaração por mensagem ao portal UOL, o parlamentar afirmou que a indicação está amparada na legislação e que a atuação do novo coordenador será avaliada com base em sua conduta profissional.
Cassado de cargo de vereador
Fernando Brandão também teve passagem pela política de Mato Grosso. Em 2017, foi cassado do cargo de vereador em Sinop após decisão da Câmara Municipal por quebra de decoro parlamentar, baseada em denúncias de ex-servidores que relataram repasses de parte de seus salários a terceiros, a conhecida ‘rachadinha’. O processo foi posteriormente anulado por decisão judicial devido a falhas no rito legislativo, mas as acusações não foram afastadas.
Envolvimento com garimpo
Segundo levantamento da UOL, Brandão esteve envolvido, em 2021, em uma comitiva de garimpeiros e indígenas que buscava apoio do governo federal para propostas relacionadas à mineração em terras indígenas. Na época, o Ministério Público Federal classificou a atuação do grupo como representação de “interesses econômicos ilegais”. Áudios gravados por Brandão também indicam encontros com autoridades do governo federal para tratar de operações do Ibama em áreas de garimpo.
A Secretaria de Meio Ambiente do Pará foi procurada pelo UOL para esclarecer quais serão as atribuições práticas do cargo e se tinha conhecimento do histórico de Brandão, mas não havia respondido até o fechamento da matéria.
COP30
A nomeação ocorre em meio à preparação do governo do Pará para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), um evento anual global onde líderes de diversos países, cientistas e ativistas se reúnem para discutir e buscar soluções para o combate ao aquecimento global.