novembro 15, 2025
InícioRoraimaCom suporte da Prefeitura, produtores rurais de Boa Vista aumentam vendas e...

Com suporte da Prefeitura, produtores rurais de Boa Vista aumentam vendas e renda

Publicado em

Para garantir desenvolvimento e a geração de renda nas áreas rural e indígena de Boa Vista, a prefeitura tem fortalecido a agricultura familiar do município ao longo dos anos por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA). Com assistência técnica, fornecimento de fertilizantes e disponibilização de máquinas e implementos, o compromisso com o trabalhador do campo é garantido em todas as etapas de produção, inclusive no escoamento.

O apoio no transporte vai da produção até a área urbana. Com isso, a prefeitura facilita a comercialização dos produtos, contribuindo que os agricultores tenham acesso a mercados justos e competitivos. Segundo o secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a gestão municipal fomenta todas as etapas da atividade agrícola.

“É importante ressaltar o apoio da prefeitura na limpeza do solo, destoca, incorporação do calcário, aragem, nivelamento de solo, plantio, colheita de grãos, transporte e escoamento da produção até o local da comercialização. O que nós temos aqui hoje é exatamente isso, a finalização da produção, com a colheita. O caminhão da prefeitura à disposição do agricultor leva esses produtos até o ponto de venda”, disse.

Mais apoio, mais lucro

Atualmente, o PMDA conta com 1.615 famílias já atendidas e 142 equipamentos, entre tratores, implementos agrícolas, caminhões, pás carregadeiras, escavadeiras, patrola, a disposição da agricultura familiar. Outra iniciativa da prefeitura que tem apoiado no desenvolvimento das lavouras, são os sistemas de irrigação com energia fotovoltaica, implantados nas comunidades indígenas e zona rural, que permitem a produção de diversas culturas durante todo o ano.

Ao disponibilizar veículos para transportarem a produção até o comprador, a prefeitura auxilia na redução de um custo operacional significativo, que é o valor de frete. Com isso, há maior lucratividade ao agricultor. O produtor da região Novo Passarão, Aberlon Sales, afirma que o resultado da sua lavoura de melancia e melão atingiu a marca de cinco toneladas e agora o caminhão disponibilizado pela prefeitura escoa a colheita até o comprador.

“Se não fosse o apoio da prefeitura, a situação seria complicada, pois teríamos que pagar frete para levar o meu produto até a cidade e tudo ficaria mais caro. Esse suporte fortalece o nosso trabalho. Estamos colhendo melancia no verão, sem depender da chuva. Só conseguimos isso porque o sistema de irrigação com energia fotovoltaica instalado pela prefeitura, deu condições de molhar o meu plantio”, contou.

spot_img

Últimos Artigos

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto Pará Mais Sustentável durante a COP30

O governo do Pará, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e...

Arthur Henrique anuncia 84 novos ônibus para a frota escolar de Boa Vista

A Rede Municipal de Ensino de Boa Vista vai receber 84 novos ônibus para...

Prefeito de Parauapebas agride jornalista durante a COP30 em Belém

O prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante), agrediu com um tapa o jornalista Wesley...

Mais como este

Fundo Amazônia libera R$ 81,2 milhões para projeto Pará Mais Sustentável durante a COP30

O governo do Pará, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e...

Arthur Henrique anuncia 84 novos ônibus para a frota escolar de Boa Vista

A Rede Municipal de Ensino de Boa Vista vai receber 84 novos ônibus para...