O governador Wilson Lima (União) anunciou, nesta segunda-feira (24), a implantação de um serviço terapêutico e multidisciplinar voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de até 11 anos, nos Centros de Atenção Integral à Criança (Caics). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), será baseada nos fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), um método cientificamente comprovado como eficaz.
Durante o pronunciamento, Wilson Lima destacou a relevância da ação para atender a uma demanda crescente. “Estamos priorizando crianças até 11 anos porque é exatamente nesse período, nos primeiros anos de vida, que é importante a identificação do autismo para que haja o tratamento e garanta maior qualidade de vida”, afirmou o governador.
Três unidades foram selecionadas para oferecer os atendimentos: o Caic José Contente, no bairro Jorge Teixeira, zona leste; o Caic Gilson Moreira, na zona norte; e o Caic+Especialidade Afrânio Soares, no Parque Dez, zona centro-sul. As unidades disponibilizarão acompanhamento em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e psicomotricidade, auxiliando no desenvolvimento das crianças com TEA.
A secretária executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde da SES-AM, Laís Moraes, que representou a secretária de Saúde Nayara Maksoud no evento, ressaltou o impacto social da iniciativa. “O projeto do governo do estado é que a gente concentre em uma clínica especializada que consiga fazer o suporte dessas crianças, com o atendimento de especialistas como psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais de psicomotricidade”, explicou.
O primeiro centro a oferecer o serviço será o Caic José Contente, cuja inauguração está prevista para junho. A unidade encontra-se na fase final de reforma e passará por adaptações específicas para atender às necessidades das crianças. O Caic Gilson Moreira segue o mesmo cronograma de adequações, enquanto o Caic+Especialidade Afrânio Soares, já reformado, também passará por readequações estruturais.
Expansão dos Caics
Wilson Lima também anunciou a entrega de mais duas unidades, ampliando para sete o número de Caics revitalizados pelo programa Saúde Amazonas. Os novos centros, Caic Alexandre Montoril, no bairro Petrópolis, e Caic Edson Melo, no bairro Zumbi, serão reabertos em março e oferecerão serviços de pediatria, enfermagem, psicologia e atenção básica, incluindo sala de vacina. As reformas abrangeram melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além da renovação das áreas internas e externas, com um investimento total de R$ 3,4 milhões.
Além dessas duas novas entregas, outras cinco unidades já foram reformadas e entregues, localizadas nas zonas centro-sul, norte, leste, sul e oeste de Manaus. Quatro Caics seguem em obras, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2025. Durante as reformas, os serviços continuam sendo oferecidos em outras estruturas públicas, como escolas e centros de ensino.
A revitalização dos Caics também inclui a ampliação dos serviços com a criação da rede Caic+Especialidades, que atende crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses. As unidades reformadas oferecem consultas em diversas áreas, como endocrinologia, psiquiatria, neurologia, odontologia e nutrição, além de exames, distribuição de medicamentos de alto custo e serviço social. O agendamento das consultas é feito pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), com prioridade conforme a gravidade dos casos.