outubro 4, 2025
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Após nove dias de ocupação da Seduc, Governo do Pará cria Grupo de Trabalho para discutir educação indígena

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Após nove dias de ocupação do prédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Belém por lideranças indígenas, o Governo do Pará anunciou, na quarta-feira (22), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar a Política Estadual de Educação Escolar Indígena.

O GT foi instituído por meio do Decreto Estadual 4.430/2025 e terá 15 dias para apresentar uma minuta de Projeto de Lei. A proposta inclui debates presenciais em oito regiões do estado e uma consulta pública online.

A ocupação, iniciada no dia 14 de janeiro, foi organizada para reivindicar avanços na educação indígena, levando o governo estadual a dialogar com representantes da Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa) e do Ministério dos Povos Indígenas (MPI). Segundo lideranças, o movimento foi necessário para pressionar o Estado a atender demandas que já são discutidas há anos.

Composição e atuação do Grupo de Trabalho

O GT será liderado pelo procurador-geral do Estado, Ricardo Nasser Sefer, e contará com representantes ds seguinte órgãos estaduais:

  • Procuradoria-Geral do Estado (PGE)
    – Ricardo Nasser Sefer (Procurador-Geral do Estado) – Coordenador do GT
    – Bruno Maia Ferreira (Procurador do Estado)
    – Gustavo Tavares Monteiro (Procurador do Estado)
    – Roberta Carvalho da Silva (Procuradora do Estado)
  • Secretaria de Estado de Educação (Seduc)
    – Stephanie Flávia Ferreira de Carvalho (Secretária Adjunta de Planejamento e Finanças)
    – Veraneize dos Anjos Alves (Coordenadora da Educação Escolar Indígena)
  • Casa Civil da Governadoria
    – Walter Costa Junior (Assessor Jurídico)
  • Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad)
    – Thainná Magalhães de Alencar Vieira (Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas)
    – Anna Cláudia Malcher Muniz (Coordenadora de Carreiras e Remuneração)
    – Waldecir Oliveira da Costa (Analista de Gestão Pública)
  • Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi)
    – Fábio Oliveira (Ouvidor dos Povos Indígenas)
    – Jamilly Braga (Coordenadora Jurídica Socioambiental)
  • Universidade do Estado do Pará (Uepa)
    – Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar (Coordenadora do Núcleo de Formação Indígena)
  • Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep)
    – Marcelo Thiago França Roque Ribeiro (Diretor de Projetos Educacionais)
  • Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa)
    – Concita Sompré (Presidente)
    – Ronaldo Amanayé (Tesoureiro)
    – Representantes indígenas das etno-regiões ligadas à Fepipa

Dois representantes de cada uma das seguintes regiões:

  • Belém/Guamá
  • Marabá/Tucuruí
  • Novo Progresso
  • São Félix/Redenção
  • Altamira
  • Itaituba/Jacareacanga
  • Oriximiná
  • Baixo Tapajós

O objetivo do grupo é elaborar uma legislação que reconheça as especificidades culturais e educacionais dos povos indígenas. A proposta será construída com base em contribuições das comunidades indígenas e da sociedade, obtidas por meio de debates e consultas públicas.

Ricardo Sefer informou que o governo inicialmente planejava alterar a política de educação indígena via decreto. Porém, após os diálogos, optou por elaborar um Projeto de Lei, atendendo aos pedidos das lideranças indígenas, que argumentaram a necessidade de garantir maior estabilidade e segurança jurídica.

Pedido de reintegração de posse parcial

Durante a coletiva de imprensa que anunciou o GT, Ricardo Sefer explicou que o governo acionou a Justiça Federal para limitar a ocupação da Seduc a áreas que não prejudicassem o funcionamento administrativo da secretaria. Ele destacou que o pedido não incluiu uma reintegração de posse total do prédio e que não seria utilizado o uso de força policial.

“A medida foi necessária para assegurar que os serviços oferecidos aos 510 mil alunos da rede pública estadual e aos mais de 40 mil servidores pudessem ser retomados. Pedimos apenas que a ocupação não inviabilizasse o trabalho da secretaria”, declarou o procurador-geral.

Confira o decreto:

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