O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), anunciou nesta quarta-feira, 22, que 600 servidores comissionados serão demitidos como parte de uma reforma administrativa que busca economizar R$ 120 milhões nos próximos quatro anos. Atualmente, a administração municipal conta com 2.850 servidores comissionados. Após a reforma, o número será reduzido para 2.200.
“A reforma administrativa foi pensada justamente para melhorar a eficiência da gestão, corrigir erros que já vinham acontecendo por sucessivas gestões e garantir a qualidade do gasto público”, afirmou Normando em um vídeo divulgado em suas redes sociais. Segundo ele, a medida é fundamental para redirecionar os gastos da prefeitura de forma mais eficiente.
Além da redução no quadro de comissionados, a prefeitura também adotará cortes em despesas operacionais, como gastos com frotas de veículos, telefonia e energia. O número de secretarias será diminuído de 36 para 32, o que, segundo Normando, contribuirá para aumentar a eficiência da máquina pública.
Entre os investimentos anunciados, estão R$ 5 milhões destinados à manutenção da Escola Bosque e a inauguração de uma nova creche no distrito de Outeiro. “São 120 milhões de reais durante quatro anos que, ao invés de ser gastos com cargos comissionados, vão ser gastos com investimento em saúde, infraestrutura e educação em áreas prioritárias da cidade”, enfatizou o prefeito.
Confira a publicação:
Ver essa foto no Instagram