A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (16), um homem apontado como líder de uma organização criminosa chinesa. Foragido da Justiça há mais de três anos, ele tinha contra si três mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça Estadual de São Paulo, pelos crimes de homicídio, roubo qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e organização criminosa.
O suspeito, que estava escondido na Venezuela desde 2017, é acusado de comandar um grupo originário da província de Fujian, na China, que extorquia comerciantes chineses na região central de São Paulo. As extorsões ocorriam principalmente nas ruas 25 de Março e Santa Efigênia, onde as vítimas eram obrigadas a pagar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil mensais. A organização também é investigada pela morte de três comerciantes que se recusaram a ceder às exigências do grupo.
O homem havia escapado de uma grande operação policial realizada em São Paulo, em 2017, que cumpriu 20 mandados de prisão preventiva e 33 de busca e apreensão. Na ocasião, sete armas de fogo foram apreendidas com integrantes do grupo.
A captura foi realizada no município de Pacaraima, em Roraima, como parte das ações intensificadas pela Polícia Federal em áreas de fronteira para combater organizações criminosas e impedir sua permanência na região.
O preso foi encaminhado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde permanecerá à disposição da Justiça.
Foto: Divulgação