O Governo do Pará dará início, nesta quinta-feira, 21, às obras de saneamento na área do Ver-o-Peso, localizada no bairro da Campina, em Belém. A iniciativa, que beneficiará aproximadamente 60 mil pessoas, faz parte dos projetos estruturantes ligados à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), programada para ocorrer na capital paraense em novembro de 2025.
“Estamos iniciando o saneamento do entorno do Ver-o-Peso, mais uma obra importante do governo do Estado. A partir desta quinta-feira haverá a interdição da rua atrás do prédio da CDP (Companhia Docas do Pará) para a montagem do canteiro de obras, e na segunda-feira a gente inicia as escavações, partindo do Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas, no sentido Ver-o-Peso”, explicou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.
Pela primeira vez em mais de 390 anos de existência, o complexo comercial do Ver-o-Peso, em Belém, será contemplado com uma obra de saneamento básico voltada ao tratamento adequado do esgoto sanitário de imóveis e comércios da região. A intervenção busca melhorar a qualidade de vida da população que vive e trabalha no local, um dos principais cartões-postais da capital paraense. Atualmente, o esgoto sem tratamento é despejado diretamente em rios e igarapés, contaminando a água e o solo, além de provocar desequilíbrios no ecossistema, como a morte de espécies de fauna e flora, e aumentar o risco de transmissão de doenças.
“São mais de 4 quilômetros de rede de esgotamento sanitário que vão ser implantados pelo Governo do Pará, uma obra que vai trazer mais segurança e saúde para as pessoas que transitam nessa região. Vamos tirar esse esgoto a céu aberto que existe hoje na área do Ver-o-Peso, trazendo mais qualidade de vida para os usuário e aqueles que trabalham naquele entorno”, completou Adler Silveira.
O canteiro de obras será instalado a partir desta quinta-feira, 21, na Travessa Frei Gil de Vila Nova, entre a Rua Municipalidade e o Boulevard Castilhos França.
Na próxima segunda-feira (25), os trabalhos terão início na marginal direita do Boulevard Castilhos França, no cruzamento com a Avenida Presidente Vargas, em direção ao Ver-o-Peso. A intervenção será feita com a interdição de apenas uma pista, em trechos de 20 metros, garantindo a execução dos serviços em etapas sucessivas dentro desse perímetro.
Na sequência, as obras avançarão para o Complexo do Ver-o-Peso, onde será necessário interditar completamente uma faixa de trânsito até a Avenida Portugal. Nesta etapa, as atividades ocorrerão no período noturno, das 22h às 6h, para minimizar os impactos no tráfego. A fase final será realizada nas ruas transversais, onde estão localizados diversos estabelecimentos comerciais.
Foto: Divulgação