O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) realizou nesta terça-feira, 12, uma nova reunião com a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para avaliar o andamento do projeto-piloto de ônibus elétricos na capital paraense. A conselheira Ann Pontes, responsável pela relatoria das contas da Semob, juntamente com técnicos da Corte de Contas, prestou suporte técnico à Semob para solucionar questões pendentes relacionadas à contratação, como a exigência de aquisição de seguro para os veículos.
As visitas técnicas do TCMPA à Semob fazem parte de um processo de fiscalização, no formato de acompanhamento, sobre a execução do Contrato Nº 02/2024-Semob e do Termo de Compromisso Nº 01/2024.
A reunião ocorreu na sede da Semob e foi seguida por uma visita técnica ao local onde os carregadores elétricos são armazenados e ao terminal de ônibus Mangueirão. No local, a equipe do Tribunal inspecionou a infraestrutura, os ônibus elétricos e os equipamentos, como os carregadores. Os auditores também realizaram uma viagem de ida e volta em um dos ônibus elétricos até o terminal São Brás para avaliar o funcionamento.
Estiveram presentes na reunião o diretor-geral da Semob, José Roberto, e sua equipe técnica, além dos servidores do TCMPA Bruno Gomes, Christian Lago, Jeferson Pereira e Thiago Peixoto.
Bruno Gomes, coordenador da auditoria, explicou que o TCMPA está monitorando em tempo real a execução do Contrato nº 2 de 2024 e o Termo de Compromisso entre a Semob e a TEVX Motors Group. O objetivo é assegurar a correta implementação dos ônibus elétricos no sistema de transporte de Belém.
Segundo ainda Bruno Gomes, o Tribunal está verificando essa primeira fase, uma fase piloto, em que estão sendo realizados testes da trafegabilidade dos ônibus e das rotas definidas. “Conseguimos avaliar se as rotas oferecidas vão atender as necessidades dos usuários, até porque os ônibus têm especificidades como piso baixo. Verificamos também a questão da temperatura (ar condicionado) e da internet”. Preliminarmente a avaliação dos auditores do TCMPA foi satisfatória.
O auditor Thiago Peixoto comentou que a atuação do TCMPA é pautada na legalidade, havendo a necessidade de comprovação documental dos gestores municipais em todos os processos.
Foto: Divulgação