Após o segundo turno das eleições municipais, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) se consolida como o maior partido dominante no Pará. Isso porque, além do estado já ser governado por Helder Barbalho e a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) presidida por Chicão Melo, agora a legenda domina cerca de 60% das prefeituras.
Dos 144 municípios paraenses, 85 elegeram prefeitos do MDB, incluindo a capital Belém, que será comandada por Igor Normando, eleito com 56,36% dos votos no segundo turno. Santarém, terceiro maior município do Pará, também será comandada por um prefeito do partido, o ex-deputado estadual Zé Maria Tapajós, eleito com 52% dos votos, no domingo, 27.
Domínio do MDB também se estende à Câmara Municipal de Belém
O domínio do MDB não se limita apenas ao Governo do Estado, Alepa e às prefeituras conquistadas no pleito de 2024. Em Belém, por exemplo, Igor Normando terá facilidade em aprovar seus projetos e conseguir recursos de emendas parlamentares junto aos vereadores.
O partido conta com a maior bancada para a 20º legislatura da Câmara Municipal de Belém (CMB), com 9 das 35 cadeiras. Embora tenha perdido algumas vagas em relação à atual legislatura, que conta com 13 parlamentares filiados ao partido, o MDB permanece como a maior bancada da Câmara.
Presidência da CMB também é do MDB
Atualmente, a casa legislativa também é comandada pelo partido, o presidente da CMB é o vereador John Wayne, que foi reeleito no pleito deste ano para seu quarto mandato, ficando entre os mais votados com 14.299 votos, 5,2 mil a mais do que em 2020, quando conquistou 9.054.
Wayne comanda a Casa legislativa há apenas um biênio, ele foi eleito presidente em outubro de 2022 para o biênio 2023/2024 e poderá concorrer à reeleição no começo do ano. Caso ele se reeleja presidente, o MDB terá o comando da CMB, Alepa, Governo do Estado, Prefeitura de Belém, Santarém e de outros 83 municípios .
Atuação nacional do MDB paraense
A influência do MDB paraense vai para além dos limites territoriais do Estado. O Ministério das Cidades é comandado pelo presidente do Diretório Estadual do MDB no Pará, Jader Filho. Essa influência junto ao Governo Federal garante inclusive uma série de investimentos no Pará. Um dos mais recentes é a destinação de R$ 1 bilhão para obras do Novo PAC e do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), anunciada no começo do mês de outubro.
Além de Jader Filho no Ministério das Cidades, o MDB paraense tem mais representatividade no cenário nacional. Uma das três cadeiras do Pará no Senado é do MDB e é ocupada por Jader Barbalho desde 2019. Anteriormente, ele já havia ocupado a vaga entre 1995 e 2001, além de ter uma trajetória política junto ao partido desde a década de 1960, tendo sido vereador de Belém, deputado estadual, deputado federal e governador.
MDB é o segundo partido com mais prefeitos eleitos, ficando atrás apenas do PSD
Nas eleições municipais de 2024, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Partido Social Democrático (PSD) se destacaram, com o PSD conquistando pelo menos 877 prefeituras e o MDB elegendo 844 prefeitos, marcando a primeira vez desde 1988 que o MDB não lidera em número de prefeituras.
Ambos os partidos irão comandar cinco capitais cada a partir de 2025, com o MDB sendo o que mais ganhou prefeituras de capitais entre os turnos, somando três novas vitórias. O desempenho do MDB reflete um crescimento em relação a anos anteriores, especialmente em São Paulo, onde se tornou uma força política significativa com a reeleição de Ricardo Nunes.