O Sebrae Roraima realizou na noite de segunda-feira, 30, a 11ª edição da Cerimônia Estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, destacando a importância da imprensa local na valorização dos microempreendedores.
O evento, que teve como tema “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, contou com a presença da jornalista e assessora Angélica Córdova, que apresentou casos e experiências sobre o impacto do jornalismo na sociedade.
Esta é a décima primeira edição do prêmio, com a temática “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, e contou com a participação da imprensa local e a diretoria executiva do Sebrae Roraima, que reforçou a importância da presença dos jornalistas para difundir o trabalho dos microempreendedores roraimenses.
“A divulgação de vocês é essencial, principalmente valorizando os micro empreendedores, o jornalismo sério e com responsabilidade, essa premiação é com muito carinho e respeito pelo trabalho de todos vocês”, declarou a diretoria.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, enviou uma mensagem aos participantes, explicitando sobre a premiação. “Vocês possuem papel fundamental no combate às fake News, então, o Sebrae ao premiar os profissionais de imprensa reafirma o compromisso com o Brasil, evidenciando o trabalho árduo dos micro empreendedores”, declarou.
A palestra ficou por conta da jornalista e assessora Angélica Córdova, diretamente de Brasília, a profissional apresentou casos e experiências, explicando sobre as vivências cotidianas.
Luiama Azevedo, uma das juradas contou que foi ‘muito interessante’ participar porque ela pôde conhecer a qualidade dos nossos profissionais de jornalismo no estado de Roraima.
“A gente acaba no dia a dia lendo matérias e vai passando, é uma coisa muito corriqueira. Só que quando a gente se debruça para ler, pra escutar, assistir, vemos trabalhos belíssimos. E isso foi muito gratificante para mim enquanto cidadã roraimense, e também como profissional do Sebrae”, explicou.
Durante a cerimônia, os participantes concorreram a prêmios em dinheiro, troféu, e a oportunidade de concorrer à premiação nacional da programação.
Cyneida Correia foi a grande vencedora da premiação, levando o primeiro lugar da categoria “texto”, e categoria especial, ela contou que não esperava, e se sentiu especial ao ser consagrada.
“Nossa, eu até falei aqui que é uma situação muito difícil porque quando você vai com aquela fé, com aquela esperança de ganhar e se prepara. Eu acho que fica mais… eu fiquei muito saudosa, mas também fiquei muito emocionada e muito feliz. Porque as pessoas conseguiram ver e ler que existe uma história, que é uma história mostrando de alguém que ajuda mulheres a reconstruir a vida. Então, pra mim foi muito gratificante”, contou.
Samantha Rufino foi uma das participantes na categoria ‘fotojornalismo’, com a foto da matéria: ‘Empreendedora mantém mini-indústria de cocada com equipe só de mulheres como diferencial no mercado em Roraima’.
“É a minha primeira vez participando, e é muito legal poder contar a história, principalmente de mulheres empreendedoras. Na matéria a gente contou a história de uma empreendedora que tem uma mini indústria de cocadas em casa e ela só emprega mulheres, então mostrando realmente a força do empreendedorismo feminino, do empoderamento dessas mulheres através do empreendedorismo”, concluiu.
Confira a lista completa de vencedores:
Jornalismo em texto
- 3º lugar: Festival das Panelas de Barro celebra tradição indígena sob liderança das mulheres
Nome do veículo: Norte Extremo
Representante do trabalho: Éder Rodrigues dos Santos
Equipe: Éder Rodrigues dos Santos / Jorge Macedo / Andrezza Trajano / Enoque Raposo - 2º lugar: Comunidade indígena investe em etnoturismo na Raposa Serra do Sol
Nome do veículo: Norte Extremo
Representante do trabalho: Vanessa Lima
Equipe: Vanessa Lima, Andrezza Trajano - 1º lugar: Transformando Vidas: Empreendedora faz sucesso com reconstrução mamária de mulheres que tiveram câncer (trabalho ganhador também da premiação especial)
Nome do veículo: Política Macuxi
Representante do trabalho: Cyneida Correia
Equipe: Cyneida Correia, Luan Guilherme Correia
Jornalismo em vídeo
- 3º lugar: Inovação: agricultora produz e vende jujubas de cupuaçu dentro da reserva indígena Raposa Serra do Sol
Nome do veículo: TV Imperial
Representante: Gabriel Cavalcante Barbosa
Equipe: Gabriel Cavalcante / Paloma Araújo Feitosa / Paulo Fernando Braga / Claudimar Laureano Sampaio - 2º lugar: Além das Fronteiras do Empreendedorismo
Nome do veículo: TV Assembleia
Representante do trabalho: Johann Barbosa
Equipe: Johann Barbosa / Rondinele Esbell / Josué Ferreira / Newton Rabelo - 1º lugar: Produção Artesanal da Jujuba de Cupuaçu
Nome do veículo: TV Ativa
Representante do trabalho: Angélica Santiago
Equipe: Angélica Santiago, Brena Lorena, Alan Santos
Jornalismo em áudio
- 3º lugar: Biojoias da floresta: Artesã roraimense eterniza flora amazônica através de joias naturais
Nome do veículo: Rádio Tropical 94.1 FM
Representante do trabalho: Lauany Gonçalves Costa
Equipe: Lauany Gonçalves / Kennedy de Souza - 2º lugar: Trabalho de indígenas Warao que com apoio encontraram na palha do buriti um novo meio de vida
Nome do veículo: Rádio Assembleia
Representante do trabalho: Joselinda Cavalcante Lotas
Equipe: Joselinda Cavalcante Lotas / Willians Dias / Fernanda Brito / Andrew da Silva Araújo - 1º lugar: Patrimônio cultural de Boa Vista, “Paçoca de Carne Seca” é destaque no empreendedorismo
Nome do veículo: Rádio 93 FM
Representante do trabalho: Taigo Araújo
Equipe: Leonardo Paixão / Vanderléia Ferreira / Taigo Araújo
Fotojornalismo
- 3º lugar: Empreendedora mantém mini-indústria de cocada com equipe só de mulheres como diferencial no mercado em Roraima
Nome do veículo: g1 Roraima
Representante do trabalho: Samantha Stephany do Nascimento Conceição - 2º lugar: Família mantém tradição centenária de produzir queijo e negócio se torna mais que fonte de renda: ‘vendendo história’
Nome do veículo: g1 Roraima
Representante do trabalho: Caíque Rodrigues - 1º lugar: Da miséria ao empreendedorismo em Roraima, indígenas Warao transformam fibra de buritizeiro em fonte de renda
Veículo: Roraima em Foco
Representante do trabalho: Valdimarley Lima Braga
Equipe: Valdimarley Lima Braga / Willians Dias / Camila Dall’Agnol
Jornalismo universitário:
- 3º lugar: Minissérie – Por Dentro da Cuia (Universidade Federal de Roraima)
Nome do veículo: TV Universitária
Representante do trabalho: Lucas Matheus da Silva Castro
Equipe: Lucas Castro / Leandro de Sousa / Antonio Duarte / Ester Arruda / Fernanda Vasconcelos / Ruan Carneiro / Isabela Souza - 2º lugar: ‘Natudivas’: projeto promovido por escola pública pretende ajudar mulheres vítimas de violência (Universidade Federal de Roraima)
Nome do veículo: Jornal Cacos
Representante do trabalho: Rayane Camili Gomes Lima - 1º lugar: Conheça o Açaí do Seu Antônio, parada obrigatória no km 55 da BR-401 (Universidade Federal de Roraima)
Nome do veículo: Foca na Tv
Representante do trabalho: Letícia Kellen de Oliveira Matos
Equipe: Letícia Kellen de Oliveira Matos / Luan Guilherme Correia Simoes
Os vencedores de cada categoria agora serão avaliados por um júri regional, que irá selecionar os finalistas para a etapa nacional da premiação, a ser realizada em Brasília, no Distrito Federal.