Amom Mandel (Cidadania) e Alberto Neto (PL) estão em uma disputa acirrada pelo terceiro lugar no ranking da intenção de votos para a Prefeitura de Manaus, de acordo com a sétima pesquisa “Direto ao Ponto”, divulgada nesta segunda-feira, 30. A pesquisa oferece uma visão detalhada das intenções de voto dos eleitores da capital amazonense há menos de uma semana do primeiro turno.
Alberto Neto, atual deputado federal, apresentou um crescimento nas intenções de voto. Em julho, ele registrou 9,6%, e agora alcançou 15,3%. Esse aumento pode ser interpretado como um sinal de que sua campanha está ganhando tração entre os eleitores.
Por outro lado, Amom Mandel teve um desempenho em queda. Inicialmente, ele contava com 19,3% das intenções de voto em julho, mas caiu para 14,5% em setembro e agora está em 14,9%. Essa diminuição o fez perder a segunda posição para Roberto Cidade (União Brasil), que se destaca em segundo lugar nas últimas pesquisas.
David Almeida x Roberto Cidade
A pesquisa evidencia uma polarização clara entre os principais candidatos. David Almeida (Avante), o atual prefeito e candidato à reeleição, lidera com 34,4% das intenções de voto.
Roberto Cidade aparece com 22,6%, Cidade ocupa a segunda posição e parece ser o principal adversário de Almeida. Se o crescimento na popularidade continuar subindo em um possível segundo turno, Cidade daria dor de cabeça para Almeida, podendo impedir o atual prefeito de conquistar um segundo mandato.
Metodologia da pesquisa
O estudo foi realizado entre os dias 24 e 27 de setembro e entrevistou 830 eleitores nas seis zonas eleitorais de Manaus. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, com um grau de confiança de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09622/2024.