As secretarias de Saúde e Saneamento Básico de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, são alvos de operação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), deflagrada na madrugada desta sexta-feira, 6.
A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), visa investigar possíveis desvios de recursos públicos no município. O MPPA informou que detalhes adicionais sobre a investigação serão divulgados após a conclusão da operação.
Prefeito é investigado em outra operação do MPPA
O atual prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), é candidato à reeleição no pleito deste ano. No final do mês de junho, ele foi incluído em uma investigação do Ministério Público do Pará relacionada a um suposto esquema de superfaturamento no Hospital Santa Maria de Ananindeua, unidade de saúde que anteriormente pertencia a ele.
A investigação apura um possível prejuízo de R$ 261 milhões aos cofres públicos entre 2019 e 2023. O caso veio à tona após investigações internas do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), que identificaram discrepâncias significativas nos preços cobrados pelo hospital.
Tabelas comparativas revelaram que alguns produtos hospitalares tinham seus valores inflacionados em até 1000%. A inclusão do prefeito na investigação ocorreu após uma operação de busca e apreensão realizada pelo Gaeco em 29 de abril.