O prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), que já foi investigado por fraudes em licitações, adjudicou e homologou um processo licitatório que destina R$ 420 mil para a compra de verduras, legumes, frutas e polpa de frutas para a Secretaria Municipal de Educação (SMED). A publicação está disponível no Diário Oficial dos Municípios de Roraima desta quarta-feira, 28.
A empresa contratada, J. dos Santos Rodrigues de Oliveira, que tem como nome fantasia “Mercadinho Alegria”, tem como Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) principal o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, como minimercados, mercearias e armazéns.
No entanto, em consulta ao CNPJ da empresa, é possível verificar que ela tem uma gama de CANEs secundários que divergem em relação ao principal. A empresa também atua no ramo de atividades como estamparia e texturização em fios e tecidos, confecção de peças de vestuário, impressão de livros e materiais publicitários, instalação e manutenção elétrica, e serviços de pintura de edifícios.
Prefeito já foi investigado por fraudes em licitações
Joner Chagas já foi alvo de investigações por fraudes em processos licitatórios e desvios de recursos públicos. Em 2022, ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por supostas fraudes em licitações e desvios de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
As acusações incluem direcionamento de licitações e superfaturamento de preços, práticas que, segundo o MPF, beneficiaram empresas ligadas ao seu círculo pessoal.