Em terceiro lugar nas principais pesquisas de intenções de votos em Belém, o atual prefeito e candidato à reeleição, Edmilson Rodrigues (PSOL) partiu para o ataque contra o candidato à Prefeitura de Belém, Igor Normando (MDB), bem posicionado nos estudos de intenção de votos recém-publicados.
Em texto disparado pela assessoria de comunicação, Edmilson classifica Igor Normando como um candidato sem experiência e tenta desmerecer o seu rival mais bem avaliado como simplesmente “o candidato dos Barbalhos”. Para se ter noção do embate entre Edmilson e a família Barbalho, o atual governador do Pará Helder Barbalho tem alta aprovação popular devido obras e boa articulação junto ao Governo Federal para beneficiar o estado paraense.
Os ataques teriam começado após Igor Normando publicar um vídeo nas redes sociais sobre obras em um igarapé que não haviam sido concluídas.
“O candidato da família Barbalho à prefeitura de Belém, Ígor Normando (MDB), foi às redes sociais em um determinado trecho do Igarapé São Joaquim, que tem quase 5 quilômetros de extensão, para dizer que as obras da Prefeitura de Belém não teriam sido iniciadas”, inicia o texto da equipe de Rodrigues.
O candidato à reeleição afirma que se utilizou do “bom senso” e buscou verificar a real situação da obra inacabada.
Conforme o texto disparado à imprensa, o engenheiro responsável pela obra, Luiz Pithon, teria explicado que o trabalho está na fase de finalização dos projetos executivos, que envolvem os serviços de batimetria, topografia e o estudo hidrológico, etapas fundamentais para a durabilidade da obra e a segurança do público que irá frequentar o futuro Parque Urbano São Joaquim. Em paralelo, estão sendo realizados os serviços de limpeza das bordas do canal e a implantação do canteiro de obras definitivo.
“Estamos cumprindo o cronograma da obra, que é de um ano. Estamos na fase de elaboração dos projetos executivos, cujo prazo é de 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, que foi no último dia 1o de julho. Esses estudos que estamos fazendo irão definir a cota de inundação, ou seja, a altura em que o igarapé chega quando está com maior volume de água. Com isso, vamos definir a altura dos trapiches que serão construídos, onde funcionarão banheiros, bares e outras estruturas da área de lazer”, explicou.
Sobre a limpeza do canal, ele detalhou: “Já começamos a fazer a limpeza da margem do igarapé à jusante da Avenida Júlio César e, na próxima segunda-feira, 19, começaremos a limpeza da margem à montante. Vamos entrar com maquinário pesado para começar a limpeza do leito do igarapé, com uma escavadeira de braço longo”.
A secretária municipal de Saneamento, Ivanise Gasparim, destacou que uma obra de grande magnitude como essa requerem muita responsabilidade, planejamento responsabilidade e o conhecimento profundo sobre o local. “É necessária uma grande estrutura de instalação para o início dos trabalhos.” As críticas do candidato dos Barbalho, segundo a secretária, “demonstram o total desconhecimento e falta de experiência do candidato, especialmente sobre quais os reais desafios e procedimentos de uma administração pública”.
Mais de 40 operários já trabalham na obra e, dentro de seis meses, no pico dessa obra, o volume de trabalhadores contratados vai chegar a 200 funcionários. A base provisória de trabalho já foi instalada – com cinco contêineres onde funcionam dois escritórios, uma sala de reunião, depósito e vestiário – e a base definitiva está sendo erguida – ela terá refeitório, almoxarifado e administração.
Foto: Divulgação