O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) completa 24 anos nesta terça-feira, 13. A unidade, a única de referência em um raio de 800 quilômetros, desempenha um papel essencial, recebendo pacientes de todos os municípios, além de imigrantes da Guiana e Venezuela.
A vereadora Regiane Matos (MDB), ex-secretária municipal de Saúde, que esteve à frente da pasta entre outubro de 2022 e abril deste ano, durante sua gestão fez investimentos para a melhoria do atendimento ao público infantil e reconheceu a importância da unidade. No entanto, a história de amor e carinho da vereadora com o HCSA vai além do período em que ela esteve como titular da Saúde, isso porque a gestora iniciou sua carreira profissional praticamente junto com a fundação da unidade e foi crescendo junto com o modelo de atendimento.
“O Hospital da Criança tem uma importância gigantesca na minha vida porque foi onde eu iniciei minha carreira profissional. Celebrar os 24 anos do Hospital da Criança é um marco não apenas para Boa Vista, mas para todo o estado de Roraima. Este hospital tem sido um pilar fundamental no atendimento pediátrico, oferecendo cuidados essenciais para nossas crianças. Ter tido a oportunidade de contribuir para o crescimento e a melhoria desta unidade durante minha gestão é uma honra indescritível. Ver o impacto positivo que as reformas e ampliações tiveram no atendimento e na vida das famílias que dependem deste serviço me enche de orgulho”, declarou a parlamentar.
Durante a gestão de Regiane Matos, o hospital recebeu alguns investimentos como a ampliação dos leitos do Trauma, que passaram de cinco para 10 leitos, e também na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando de 15 para 20 leitos. No período também houve a reestruturação dos fluxos e processos assistenciais, feito em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Além disso, também trabalhou para a redução das filas de consultas e cirurgias de diversas especialidades e implantou o Núcleo Interno de Regulação e o Núcleo de Qualidade.
Como secretária de saúde, Regiane também investiu na revitalização do refeitório do Hospital da Criança, na reestruturação do bloco indígena, com a ampliação do redário com capacidade para mais 10 leitos-rede, ampliando para 20 no total. Também foi revitalizada a área de convivência para os indígenas, bem como a lavandeira.
Outra melhoria significativa foi a entrega de dois carrinhos elétricos personalizados para o transporte das crianças internadas que farão cirurgias, tornando assim o ambiente do Hospital mais humanizado.
Na parte administrativa, durante o período que esteve na SMSA, Regiane deu início a construção do bloco administrativo do Hospital, do Centro de Recuperação Nutricional Infantil (CERNUTRI) e a ampliação da Central de Material Esterilizado (CME).
Melhorias ao longo dos anos
Desde sua inauguração em 2000, o Hospital da Criança Santo Antônio passou por várias reformas e ampliações. Em 2015, iniciou-se um processo de modernização que incluiu a aquisição de novos equipamentos e a ampliação dos blocos de atendimento.
Ainda na gestão de Regiane na SMSA, em fevereiro deste ano, a Prefeitura anunciou a construção de um novo bloco que aumentará em 30% a capacidade de atendimento, permitindo 150 mil novas consultas anuais.