O Salão do Turismo é a maior vitrine de divulgação do potencial do turismo brasileiro promovido pelo Governo Federal. No dia 8 de agosto, o 8° Salão Nacional de Turismo abriu suas portas no Riocentro, promovendo um evento que contou com a participação destacada da Secretaria de Cultura e Turismo para promover os roteiros de Roraima em nível nacional.
Juntamente com o Departamento de Turismo (Detur) da Secult, a participação do PAR (Programa de Artesanato de Roraima), coordenado pela Secretaria de Bem-Estar Social (Setrabes), Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi), Sebrae-RR e o Sindicato dos Artesãos são peças-chave da iniciativa, que contribui para divulgar o potencial do Extremo Norte do Brasil. Essas entidades levaram o melhor do artesanato indígena para comercialização no evento.
Foi o que destacou o diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito. “Esses eventos são fundamentais para divulgarmos o nosso destino Roraima e todo seu potencial para o mercado, fortalecendo assim o setor”, disse.
Dentro da ala Experiência dos Povos Originários do Brasil, a presença da experiência de turismo de base comunitária na comunidade indígena Raposa I, em Normandia, e Kauwê, localizada em Pacaraima, fronteira com a Venezuela, foi destaque no evento.
Essa abordagem de turismo, que valoriza a cultura e os modos de vida locais, oferece uma oportunidade única para os visitantes mergulharem na riqueza e autenticidade das tradições indígenas, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas, e tem chamado a atenção de comunidades de todo o país.
Essas experiências não somente enriqueceram o evento, mas também trouxeram à tona a importância de promover práticas de turismo responsável e inclusivo que respeitem e valorizem as diferentes culturas e modos de vida presentes no Brasil.
O secretário-adjunto de Cultura e Turismo, Alex Ferreira, destacou a importância da participação de Roraima nesses eventos para divulgação do turismo local em nível nacional.
“Sabemos do potencial que tem o nosso turismo e das políticas que estão sendo implementadas pelo Detur, que têm reconhecimento do Brasil inteiro”, disse Alex.