O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Boa Vista, realizado pela Band Roraima na noite de ontem, 8, trouxe à tona a disputa interna do partido União Brasil. Apesar da determinação da Comissão Executiva Nacional do partido para que a deputada estadual Catarina Guerra substituísse o deputado federal Antonio Nicoletti como candidato, Nicoletti participou do debate como representante do partido.
A controvérsia começou no dia 3 de agosto, quando o diretório municipal do União Brasil em Boa Vista realizou uma convenção antecipada, na qual Nicoletti foi escolhido como candidato a prefeito por 11 votos a seis.
No entanto, em uma reviravolta, a Comissão Executiva Nacional do partido anulou essa decisão no dia 6 de agosto e determinou que Catarina Guerra fosse a candidata, dando ao diretório municipal um prazo de 24 horas para efetuar a substituição.
Saiba mais:
Mesmo com a decisão da executiva nacional, a substituição não foi realizada a tempo para o debate. Em uma nota de posicionamento, a TV Band Roraima afirmou que “participa deste debate o candidato a prefeito, escolhido na Convenção Partidária, realizada pelo Diretório Municipal do União Brasil de Boa Vista, no dia 03, Sr. Antonio Nicoletti,” ressaltando o compromisso da emissora com um espaço democrático e isonômico para os candidatos.
Além de Nicoletti, participaram do debate os candidatos Lincoln Freire (PSOL) e Mauro Nakashima (PV). O atual prefeito Arthur Henrique (MDB), que concorre à reeleição, não compareceu ao evento.