A direção nacional do União Brasil já informou à Justiça Eleitoral que Catarina Guerra é a candidata oficial do partido à Prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024, antes mesmo do encerramento do prazo, que para o pleito deste ano foi marcado para o dia 15. A decisão foi tomada após a Comissão Executiva Nacional anular parcialmente a convenção municipal que havia escolhido o deputado federal Nicoletti como candidato.
Nicoletti havia sido escolhido como candidato em uma convenção antecipada, vencendo por 11 votos a seis. Catarina Guerra, que também concorria, não aceitou o resultado e buscou apoio dentro do partido para reverter a decisão. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Catarina expressou sua insatisfação e prometeu lutar por seus direitos.
Na reunião da Comissão Executiva Nacional, realizada na terça-feira, 6, o senador Davi Alcolumbre propôs a anulação parcial da convenção municipal devido ao descumprimento das diretrizes nacionais do partido.
A proposta foi aprovada por unanimidade, reconhecendo que Catarina Guerra atendia aos requisitos de viabilidade mínima exigidos para candidaturas em cidades com mais de 200 mil eleitores e nas capitais.
Além de Alcolumbre, outros 26 membros da Executiva Nacional votaram a favor de Catarina, incluindo figuras de destaque como o governador Ronaldo Caiado, o senador Sérgio Moro, o deputado federal Pauderney Avelino, o ex-ministro Henrique Mandetta, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e o ex-senador José Agripino Maia.
Logo em seguida, Nicoletti emitiu uma nota à imprensa defendendo a legalidade da convenção e criticando a intervenção da Executiva Nacional. Ele afirmou que a convenção seguiu todos os preceitos do estatuto do partido e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que seu registro de candidatura já havia sido realizado.
Saiba mais:
-
- Nicoletti diz continuar candidato oficial do União à prefeitura após Executiva Nacional decidir favorável à Catarina
- Catarina Guerra celebra viabilidade de candidatura à prefeitura e acusa Nicoletti de ameaça e perseguição
- Convenção municipal do UB decidirá entre Nicoletti e Catarina para a disputa pela Prefeitura de Boa Vista
Com a decisão, Catarina Guerra liderará a coligação “Uma Nova Boa Vista. Boa Para Todos”, formada por União Brasil, Republicanos, PDT, Novo e PSD. O ex-deputado estadual Sargento Damosiel (PDT), inicialmente anunciado como vice na chapa de Nicoletti, foi mantido como candidato a vice-prefeito.
Também por meio das redes sociais, Catarina agradeceu o apoio recebido pela oportunidade de disputar a prefeitura. “Estamos lutando há mais de dois meses pelo direito de eu ser candidata. Hoje, de forma unânime, a Executiva determinou a inabilitação dos atos de Nicoletti, e sou a única candidata do União Brasil”, declarou.