A gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB) convocou 268 profissionais para compor o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Nesta terça-feira, 23, professores de pedagogia, aprovados no concurso de 2022, e assistentes de alunos, do concurso de 2019 tomaram posse, no auditório da Faculdade Cathedral.
Segundo o secretário Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Lincoln Oliveira, o evento marca mais um passo significativo da gestão para fortalecer o quadro de servidores da Rede Municipal de Ensino.
“Dar posse aos aprovados sempre foi uma prioridade do município. Para se ter uma ideia, desde 2021 mais de 3,3 mil pessoas que fizeram concursos na educação já foram convocadas”, disse.
Atualmente, a SMEC conta com 3.380 professores efetivos e 86 temporários, estes últimos atuando nas áreas indígena e rural. Os novos servidores atuarão nas escolas da área urbana do município. Uma delas é a pedagoga, Ana Cláudia Aragão, que aguardava ansiosa por esse dia.
“Há dois anos, quando fiz o concurso e passei, sonhava com esse momento, hoje ele aconteceu. É um dia muito importante porque essa nomeação me dá garantia de estabilidade financeira. Eu acredito que a educação é a saída para mudar a vida das pessoas e quero fazer parte dessa história com a minha vocação profissional”, disse.
Valorização e destaques na educação
A atual gestão faz constantes investimentos na educação do município. Um dos grandes destaques deste ano é a oferta do 6º ano do Ensino Fundamental. O projeto recebe inicialmente 240 alunos das unidades Profª. Edsonina de Barros Villa e Centenário de Boa Vista.
Os professores da Rede Municipal de Ensino passam periodicamente por capacitações, com destaque para a Semana Pedagógica com participação de palestrantes renomados. Durante o evento, merendeiras, assistentes de alunos e controladores de acesso também recebem capacitação. Além disso, todos os professores em sala de aula são contemplados com um chromebook para auxiliar nas atividades pedagógicas.
Prêmio meritocracia
A prefeitura reconhece e valoriza o trabalho exemplar de professores da rede municipal por meio do prêmio Meritocracia. Os profissionais são homenageados e premiados por seus feitos ao longo do ano, contribuindo para a melhora dos índices educacionais. Todos recebem prêmio em dinheiro, equivalente a uma remuneração mensal.
Os primeiros colocados recebem um pin (boton) e uma placa de reconhecimento, além de uma viagem de intercâmbio. Este ano, os premiados vão participar da “ExpoEduc”, entre os dias 25 e 27 de julho, no Rio Grande do Norte. Em 2023, o Prêmio Meritocracia completou uma década de reconhecimento e incentivo.
Prêmio Gestão Escolar Profª Delacir de Melo Lima
Considerado o “Oscar da Educação”, o prêmio evidencia práticas inovadoras que se destacaram ao longo do ano letivo. Em 2023, aconteceu a 11ª edição. A iniciativa da prefeitura reconhece e valoriza as ações de gestão e desenvolvimento educacional da rede municipal.
Todos os anos a prefeitura promove uma noite de gala, cheia de surpresas e emoções. As escolas que mais se destacam durante o ano letivo recebem premiação em dinheiro (ganha a escola, o gestor e todos os servidores da unidade).